TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto atividade colaborativa AVA libras

Por:   •  19/4/2015  •  Dissertação  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE ANHANGUERA

LIBRAS

Trabalho acadêmico apresentado como requisito para conclusão de atividade do 2°  Bimestre de 2014 do curso LIBRAS.

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2014


Comunicação

 É muito comum nos dias de hoje nos depararmos com situações de pessoas surdas que não consegue se comunicar, pois na nossa sociedade infelizmente não temos o estimulo de aprender a libras, eu mesmo estou tendo o contato agora cursando um curso superior acho que deveria ser um ensino adotado pelas as escolas ensino básico, assim teríamos uma sociedade mais tolerante em relação a quem tem essa deficiência.

 Mas hoje em dia é até mais comum vermos as pessoas se comunicando através das libras tivemos alguns avanços e algumas conquistas como a proposta de inclusão, que tem como analisar a importância e o reconhecimento da Libra dentro da escola como língua natural da comunidade surda, respeitando o surdo e sua forma diferente de ver e analisar o mundo, e a importância da escola oferecer aos alunos e demais pessoas da comunidade escolar o ensino da Libras para uma comunicação entre ouvintes e surdos de forma inclusiva no convívio escolar. Outra conquista é a inclusão no mercado de trabalho, que hoje tem leis que dão esse direito a pessoas surdas a trabalharem. E o direito a saúde, lazer, trabalho o que uma pessoa comum tem o direito básico.

 E alguns dos obstáculos que a comunidade surda enfrenta são a falta de interpretes em aulas de cursinho como vimos na reportagem da aluna de São Paulo, que se matriculou no curso e foi informada que havia interprete só em outra unidade, se é que realmente tem mesmo, outro obstáculo é o direito ao lazer que nem sempre é respeitado, como vimos na reportagem do casal que foi ao cinema e não tinha o filme legendado, e até mesmo o direito de estudar que não tem sido respeitado que até um curso superior tem sido negado como vimos na reportagem.

 Um recurso que pode ser utilizado é obrigatoriedade dessa matéria na educação das escolas de ensino básico, assim estimula a sociedade a aprender a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).

Considerações Finais

Como vimos nessas informações que obtivemos durante o semestre, a LIBRAS é muito importante na vida das pessoas surdas, e é muito importante que a sociedade tenha esse conhecimento para facilitar a vida dessas pessoas, e que toda sociedade possa ter direitos iguais.

BIBLIOGRAFIA

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2012/10/29/casal-de-surdos-ganha-indenizacao-de-cinema-que-nao-tinha-shrek-legendado-em-belo-horizonte.htm

http://networkedblogs.com/HQYUP

http://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/sem-interprete-universitaria-surda-e-impedida-de-ir-as-aulas

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (65 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com