TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS 2 METODOLOGIA DE ENSINO DA LINGUA ESTRANGEIRA

Por:   •  8/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 3

Conhecimento Prévio de Mundo

O conhecimento Prévio de mundo é o nosso conhecimento sobre tudo que já sabemos, vivemos sobre diversos assuntos e temas. Este conhecimento nos permite estabelecer relações entre o que já sabem e o novo aprendizado.

Uma técnica muito usada é o brainstorming  (tempestade de idéias), que consiste em uma técnica de dinâmica de grupo que visa desenvolver a criatividade de um grupo. Esta técnica pode ser organizada pelos alunos e professores na forma de mapa de idéias (mindmap), que é um tipo de diagrama sistematizado pelo inglês Tony Buzan, voltado pela organização de informações, conhecimento e de capital intelectual para o entendimento( lexical, semântico e associativo ) e solução de problemas, memorização e aprendizado.

Conhecimento de Língua

Os conhecimentos de língua se diz dos saberes sistêmicos ( estrutura semântica, sintática e fonológica da língua estrangeira e materna) que os alunos já aprenderam para o conhecimento de outra língua.

Conhecimento Prévio de Organização Textual

Tratam da estrutura textual, de sua organização, dos marcadores discursivos (textual)  e suas características de interlocução que faz com que o leitor reconheça o texto como ele é. Os marcadores textuais (ou marcadores discursivos) são elementos que interligam os textos e  os estruturam de acordo com as regras gramaticais. Os marcadores contribuem para a coesão de um texto.

Plano de Aula

Matéria: Present Perfect

Livro de referencia: PLT 644

Ensino da Língua Inglesa, Livia Donnini, Luciana Platero e Adriana Weigel, Editora Cengaje Learning, plt 644, pg 52 a 53

Meta geral: introduzir o aluno a cultura inglesa direcionando o ao uso do tempo verbal Present Perfect, mostrando em que situações o aluno deve usá-lo.

Objetivo geral: apresentar ao aluno o tempo verbal Present Perfect

Fazer com que o aluno interaja com o público demonstrando o seu conhecimento adquirido em sala de aula, juntamente com seu conhecimento de mundo.

A prática pedagógica escolhida foi o situated practice.

Após a aula expositiva, trabalhar com exercícios de reforço da gramática. O aluno deverá sentar em dupla. Um deles será o agente de viagens e o outro aluno deverá ser o futuro viajante. Os alunos deverão dialogar entre si, usando o Present Perfect.

Objetivos específicos: treinar o uso do Present Perfect e a pronúncia.

Script da aula

Introdução das atividades: começar a aula expositiva explicando a gramática do verbo Present Perfect. O uso dele em frases afirmativas, negativas e interrogativas. Mostrar em quais os momentos em que se deve usar o Present Perfect.

Direções para uma tarefa: orientar os alunos para o diálogo em dupla. Quais as frases que poderá ser usadas no discurso.

Técnicas de teste oral: o aluno ao dialogar, será avaliado e também assessorado pelo professor.

Conclusões pelas atividades: a aluno deverá aprimorar sua pronuncia e aprendizado da gramatica da língua estrangeira.

Projeto de extensão a comunidade

Os alunos deverão aplicar o conhecimento aprendido em sala de aula e usa-lo para a concepção de uma esquete. Nesta esquete  deverão fazer o uso do Present Perfect, demonstrando assim seu conhecimento para toda a comunidade presente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (35.7 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com