TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps metodologia de lingua portuguesa

Por:   •  29/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.143 Palavras (5 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 5

Diferenças entre a fala e a escrita

Sabe-se que a fala é distinta da escrita e que nem sempre falamos como escrevemos. O que existe é a tentativa de aproximar a forma que falamos da forma que escrevemos.

Quando tentamos colocara a fala na escrita o que acontece são ideias confusas, do coloquialismo, da falta de pontuação e expressões, etc... Apesar de existir uma relação entre as duas, mas a principal é a do interlocutor estar presente na hora da fala e ausente no momento que escrevemos.

As diferenças entre falar e escrever são as de que na fala, o emissor utiliza-se do vocabulário, mas pode se respaldar em outros meios como o tom da voz, gestos, reações diversas como até mesmo na face, também o ato de falar tem como intuito de colocar suas ideias e seu ponto de vista para quem estiver ouvindo.

No ato de falar não temos a preocupação excessiva de colocar todos os acentos e virgulas pois a entonação da nossa voz é que vai transmitir o que desejamos. Quando falamos também existe a possibilidade da correção tanto na compreensão ou na interpretação de quem nos ouve. Já na escrita não, por exemplo, ao escrevermos em uma prova ao entregar não temos a possibilidade de corrigir como acontece na fala, pois talvez o que se escreve pode não ser exatamente o que você quis dizer se pudesse introduzir um gesto uma entonação...

Na escrita, o emissor utiliza o vocabulário, pois é ele que tem a função de estabelecer comunicação entre ele com o destinatário. Escrever é totalmente diferente de falar, pois exige uma atenção maior, pois a informação passada não se altera com o tempo.

Alguns exemplos de erros ortográficos e/ ou coerência verbal e nominal

Foi possível observar nas imagens selecionadas, que a maioria dos erros cometidos, ocorrem em deficiência de conhecimento. Ou seja na maioria dos casos as pessoas transmitem suas mensagens de acordo com a forma que ouvem e pronunciam as palavras.

Isso é muito comum na fase em que as crianças estão descobrindo a escrita pelo código, e ainda desconhecem as regras ortográficas.

Esse tipo de escrita também é bastante utilizado por pessoas de idade mais avançada e que não concluíram as series iniciais, uma época em que muitos deixavam os estudos de lado para trabalhar e ajudar no sustento de suas famílias. No nosso grupo mesmo pudemos ouvir relatos de pais que apresentam essa dificuldade ainda nos dias de hoje.

A linguagem não é apenas uma mera transmissão de nossos pensamentos em palavras, mais sim uma forma de comunicação e socialização das pessoas.

É através da linguagem verbal que nos comunicamos na maior parte do tempo, o que precisa ser feito por meio da interação entre uma pessoa e outra, ou em grupos. A utilização da linguagem verbal permite a transmissão de ideias, pensamentos e conhecimentos.

A linguagem verbal não esta contida e não é transmitida apenas dentro da escola, a escola apenas molda e auxilia nesse processo de aquisição da linguagem verbal, transmitindo suas normas cultas em contraponto a sua forma coloquial. A escola então prepara o aluno para seu futuro acadêmico e profissional, afinal de contas é essencial utilizar sua norma culta nessa fase da vida do sujeito.

A linguagem verbal e escrita pode se espalhar facilmente, principalmente na atualidade com os diversos meios de comunicação e redes sociais, onde as pessoas escrevem suas ideias e pensamentos compartilhando com outras pessoas e/ou grupos.

Dessa forma podemos considerar que a linguagem verbal é fascinante e pode ajudar no seu desenvolvimento pessoal, profissional e principalmente social.

Como diz a parábola, a língua é a pior e a melhor coisa do mundo, pois através dela temos a capacidade de dialogarmos com outras pessoas, embora tenhamos que ficar atentos a tudo que falamos.

Através da língua, podemos falar coisas boas e também coisas ruim, o que pode trazer muitas intrigas.

A comunicação entre uma pessoa e outra , envolve uma troca de informações, através de uma infinidade de meios de se comunicar, ou seja, através de expressões faciais, gestos e tons de voz que se modificam, completam e reforçam o que dizemos.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (43.3 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com