TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DIDATICA

Trabalho Escolar: ATPS DIDATICA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  1.114 Palavras (5 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa 1 - Passo 2

Preencher o quadro a seguir, registrando a definição de Didática e de Pedagogia antes do século XX, no século XX e neste início do século XXI.

Ano / Época Marco histórico Didática

(Definição) Pedagogia

(Abrangência)

Antes do século XX Revolução Francesa – O maior legado que a Revolução Francesa de 1789 deixou para a Educação foi que independentemente de sexo, religião, raça, nascimento ou situação social, devemos ter acesso à mesma educação. A Didática deriva-se da expressão grega "techné didaktiké", que se traduz por arte ou técnica de ensinar. Enquanto adjetivo derivado de um verbo, o vocábulo referido origina-se do termo "didásko" cuja formação linguística – note-se a presença do grupo "sk" dos verbos incoativos - indica a característica de realização lenta através do tempo, própria do processo de instruir. A Grécia clássica pode ser considerada berço da Pedagogia, pois é na Grécia que nascem as primeiras ideias acerca da ação pedagógica, ponderações que vão influenciar, por muitos anos, a educação e cultura ocidentais e vincular a imagem do Pedagogo à formação das crianças.

Até os anos 80, do século XX O Neoliberalismo, veio com o intuito de aprimorar a educação para que seus profissionais viessem estar qualificados para o mercado industrial.

Porém, sua principal característica era tornar a escola um meio de transmissão de seus princípios doutrinários e fazer com que a escola funcionasse semelhante as indústrias. Nesse período, a didática assumiu o enfoque teórico numa dimensão denominada tecnicista, e deixou o enfoque humanista centrado no processo interpessoal, para uma dimensão técnica do processo ensino-aprendizagem.

A era industrial fez-se presente na escola, e a didática era vista como uma estratégia objetiva, racional e neutra do processo. O referencial principal do ensino era a fábrica, e sobre ela se construíram as práticas educativas e as conceitualizações referentes à educação. Nos anos 80, educadores brasileiros propuseram a Pedagogia Libertadora, que teve sua origem nos movimentos de Educação Popular. Dela decorreu a Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos, como reação à ditadura militar e ao desejo de estender a educação até as classes populares.

Anos 90 do século XX até início do século XXI O Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990(ECA – Lei Federal nº 8.069) é fruto desta discussão sobre a condição de crianças e adolescentes. São atendidos pelo estatuto crianças e adolescentes em idades delimitadas: crianças de 0 a 12 anos e adolescentes de 12 a 18 anos. A didática tornou-se um instrumento para a cooperação entre docente e discente, para que realmente ocorresse a evolução dos processos de ensino e aprendizagem. Para isso é importante o comprometimento, o esforço e o exercício de suas técnicas em ambos os lados, para que o conhecimento realmente seja transmitido do professor para o aluno. Tomou corpo a teoria construtivista e a teoria sociointeracionista. São essas duas propostas que dão o suporte teórico aos PCNs, sem os equívocos gerados na década de 80, quando alguns educadores achavam que o aluno podia prescindir do professor, não devia ter limites, não precisava de mediação de ninguém no processo de aprendizagem.

Século XXI até dias atuais Uma das transformações foi o uso do computador como ferramenta tecnológica, que trouxe um recurso didático ajudando os alunos a elaborar pesquisas aprimorar a digitação e na comunicação com os professores. Conjunto de relações estabelecidas na prática pedagógica, envolvendo um fazer, pensar e refletir, tendo como princípio o delineamento do que se ensina como se ensina e os princípios teóricos que fundamentam tais ações. Atualmente a pedagogia tem como objetivo principal a melhoria no processo de aprendizagem dos indivíduos, através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos.

Etapa 1 - Passo 3

Analisar e comentar a seguinte afirmação, utilizando o gênero dissertativo-argumentativo:

“O processo pedagógico e o trabalho devem basear-se nos estudos realizados pelas ciências do comportamento, aplicando na prática as contribuições da Biologia, da Sociologia e, principalmente, da Psicologia” (PLT, HAYDT, 2006, p. 31).

Para entendermos qual a contribuição das ciências do comportamento, temos primeiramente que entender qual a ligação dessas ciências com a educação.

A Biologia tem como objetivo entender e usar as leis naturais do comportamento para a solução dos seus problemas nos aspectos físicos.

Jean Piaget (1890-1980) acreditava que: o processo de aquisição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com