TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS De Fundamentos E Metodologia Do Ensino Fundamental

Dissertações: ATPS De Fundamentos E Metodologia Do Ensino Fundamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  1.923 Palavras (8 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

NOME: RA:

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Letramento e Alfabetização”, sob orientação da professora-tutora Tatiany de Castro Tavares.

Aparecida de Goiânia/GO

2014

INTRODUÇÃO

Este trabalho contém a coletânea de textos que envolvem os conceitos e pressupostos de letramento e alfabetização, uma produção individual sobre o tema abordado, com relatos e reflexões do estudante que realizou o trabalho.

Estar alfabetizado é conseguir escrever e entender os significados das letras, sílabas, palavras, frases, e textos. Não é apenas aprender a escrever, ou a ler as palavras, é bem mais profundo que isso! É conseguir compreender o significado de cada palavra, de cada frase, ler os textos e saber o que o autor esta querendo nos mostrar com sua escrita. Ler é incompleto sem o escrever. Devemos ler e escrever a vida, ter flexibilidade com os vários significados das palavras.

Skálett Emme de Souza Paulino

ALFABETIZAÇÃO

A Alfabetização é um processo complexo ligado à construção do conhecimento. Atualmente, este conceito está sendo desdobrado aliado a outras áreas do conhecimento, por exemplo: Alfabetização Musical, Alfabetização Matemática, Alfabetização em Informática, além da sua origem que era para designar a aquisição da leitura e da escrita formal. A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação. De um modo mais abrangente, a alfabetização é definida como um processo no qual o indivíduo constrói esquemas representativos da escrita utilizados pelas letras e com suas variações representativas.

No entanto, o significado de estar alfabetizado não é concreto, e não se estende a todos.

Muitos relacionam o termo alfabetizar com o simples fato de que a criança consiga separar letras, formar sílabas e decodificá-las. Porém outros pensam que estar alfabetizado vai além de saber ler e escrever, e se remete a compreensão do que esta lendo e escrevendo. Estar alfabetizado para alguns pensadores, também esta relacionado com a dependência e a clareza que o aluno tem sobre o que ele esta escrevendo, sobre o que quer escrever.

CONCEITOS

DECODIFICAR

Identificar e interpretar os sinais lingüísticos dando a eles significados.

LER

A leitura é a forma que se interpreta códigos e informações de um determinado acontecimento. O código pode ser visual, auditivo e inclusive táctil, como o sistema Braille. Convém destacar que nem todos os tipos de leitura se apoiam na linguagem é o caso, por exemplo, das partituras de música.

ESCREVER

Escrever é a ação de representar palavras ou ideias com letras ou signos em um papel ou qualquer outra superfície. Chamamos de escrever ao exercício da escritura com o propósito de transmitir ideias, redatar um tratado, documento ou texto de ficção, traçar notas e signos musicais, inscrever dados ou qualquer outra ação de transposição de letras e símbolos em uma superfície dada.

AUTONOMAMENTE

Conseguir ser autônomo, ou seja, no ponto de vista pedagógico, significa ter independência nas realizações das atividades

APRENDIZAGEM

Sendo um fenômeno que faz parte da pedagogia, a aprendizagem é uma modificação do comportamento do indivíduo em função da experiência. A aprendizagem escolar se distingue pelo caráter sistemático e intencional e pela organização das atividades (estímulos) que a desencadeiam, atividades que se inserem em um quadro de finalidades e exigências determinadas pela instituição escolar.

CONHECIMENTO

O conhecimento é um conceito importante no âmbito da Pedagogia, sendo que neste caso remetem para a aplicação ou lembrança de matérias, conceitos, teorias, princípios, nomes, que foram aprendidos anteriormente.

O conhecimento é dividido em uma série de categorias: conhecimento sensorial, que é o conhecimento comum entre seres humanos e animais; conhecimento intelectual que é o raciocínio, o pensamento do ser humano; conhecimento popular que é a forma de conhecimento de uma determinada cultura; conhecimento científico que são análises baseadas em provas; conhecimento filosófico que está ligado à construção de ideias e conceitos e o conhecimento teológico que é o conhecimento adquirido a partir da fé.

GÊNEROS TEXTUAIS

CONTO

O conto é caracterizado por ser uma narrativa curta, com espaço e tempo reduzidos, e também apresenta poucos personagens. Suas divisões são:

Introdução: Constitui o início da história a ser narrada. Neste momento, o narrador apresenta os fatos iniciais, os personagens e, na maioria das vezes, o tempo e o espaço.

Complicação: Representa a parte em que se desenvolve o conflito. O conflito é o momento em que algo começa a acontecer, e nós, como leitores, ficamos surpresos à espera do que está por vir.

Clímax: É o momento mais tenso da narrativa, pois tudo pode acontecer, podendo ser aquilo que esperávamos ou não.

Desfecho: Revela o final da história, a solução para o conflito, sendo que este fim poderá ser de vários modos: triste, alegre, surpreendente, engraçado, e até mesmo trágico.

FÁBULA

Analisando a estrutura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com