TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia ensino fundamental

Por:   •  9/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  843 Visualizações

Página 1 de 2

Questões

  1. Qual a nomenclatura adequada para o primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos?

De acordo com a tabela disponível no site do MEC e no livro-texto o Ensino fundamental de nove anos foi dividido em dois ciclos, anos inicias do 1º ao 5° ano e anos finais do 6° ao 9º. Sendo assim a nomenclatura utilizada é 1º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

  1. Com a implantação do Ensino Fundamental de nove anos, a Educação Infantil será até os 5 anos de idade?

De acordo com a Lei nº 11.114/05 a idade mínima para ingresso no Ensino Fundamental foi diminuída de sete para seis anos de idade. Sendo assim, a Educação Infantil será ate os 5 anos.

  1. Professores contratados inicialmente para trabalhar na Educação Infantil podem ser remanejados para o Ensino Fundamental?

Cada sistema de ensino deverá observar a legislação vigente quanto à contratação dos professores, pois algumas leis estabelecem a mesma carreira e concurso tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental. Outras, no entanto, definem carreiras e concursos com atuações distintas.

  1. No Ensino Fundamental de nove anos, o primeiro ano se destina à alfabetização?

Não. O primeiro ano do Ensino Fundamental não deve se restringir em atividades de alfabetização e letramento, é necessário um trabalho pedagógico que englobe o estudo das diversas áreas de conhecimento.

  1. O conteúdo do primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos é o mesmo que o trabalhado no ultimo ano da pré-escola de seis anos?

Não. A Educação Infantil não tem como objetivo exclusivo preparar a criança para o Ensino Fundamental. Agora no primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos é necessário que exista uma proposta curricular adequada às necessidades especificas da infância.

  1. A matriz curricular para o Ensino Fundamental de nove anos continuará a mesma do Ensino Fundamental de oito anos?

Não. O Ensino Fundamental de nove anos exige a elaboração de novas Diretrizes Curriculares Nacionais pelo Conselho Nacional de Educação, a reelaboração da Proposta Pedagógica das secretarias de Educação e a Atualização do Projeto Pedagógico das escolas.

Referencias:

  • BRANDAO, Carlos da F.; Ensino Fundamental de nove anos: teoria e pratica na sala de aula. São Paulo: Avercamp, 2009. Capitulo I, pág. 17 até 34.
  • < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/ensfund9_perfreq.pdf > Acesso em: 08 nov. 2015

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (62.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com