TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos do ensino fundamental

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.224 Palavras (9 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

 Carla Priscila de Souza                                      RA: 397909

Claudia Regina de Camargo Lima                            RA: 396401

 Juliana Novelli                                                              RA: 404248

Carolina Canale                                                RA: 404800

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Organização e Metodologia do Ensino Fundamental”, -5º semestre-, sob orientação da professora-tutora Lilian Adriana de Paula.

ITATIBA

Março/2014

INTRODUÇÃO

        A educação é considerada um momento do processo mais amplo de institucionalização de uma sociedade.

        Ela tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania.

        Pesquisamos sobre a estrutura e funcionamento da educação infantil e do ensino fundamental, a importância da educação desde a educação infantil onde tem como principal finalidade o desenvolvimento da criança em seus aspectos corpo humano, psicológico, intelectual e social.

        No ensino fundamental de nove anos onde a escola potencializa a vivência da infância pelas crianças uma fase importante na vida, em que tanto se aprende, e as organizações auxiliares da escola na qual são conjuntos de pessoas que pretende atingir objetivos, educando e transmitindo conhecimentos. E por ultimo mostraremos a relevância dos debates sobre os cursos de formação profissional.


ORGANIZAÇÃO E A ESTRUTURA DOS SISTEMAS DE ENSINO NO BRASIL

A lei de número 9394 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 20 de dezembro de 1996 (LDB 9394/96), estabelece a finalidade da educação brasileira, como devem ser organizados, órgãos administrativos responsáveis, níveis e modalidade de ensino entre outros que define e regulariza todo esse sistema de educação com base na constituição.

        Taís órgãos responsável pela educação em nível federal é Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Educação (CNE), já por sua vez a Secretária Estadual da Educação (SEE), o Conselho Estadual de Educação (CEE), a delegacia Regional de Educação (DRE), são de nível estadual.

        Os municipais são Secretária Municipal da Educação (SME) e Conselho Municipal da Educação (CME).

        No Brasil educação básica define-se em ensino infantil, fundamental e médio, além dessas três citadas, também podemos citar o nível superior de acordo com o artigo 21, lei 9394/96, nos últimos anos outras modalidades vem despertando interesses, como o EJA (Educação de Jovens e Adultos), técnica, profissional, educação especial e a distancia (EAD).

        Para essas instituições de ensino, também se dividem em categorias que são:

As Publicas, criadas e mantidas pelo poder publico privadas;

Privadas, administradas por pessoas físicas ou jurídicas.

Com relação ao ensino infantil e fundamental é preciso uma participação mais efetiva para um bom planejamento e desenvolvimento educativo, construindo um processo educacional com coerência e fundamentos, transformando a atual realidade em nosso favor, com benefícios e resultados sociais.

Pouco se investe na reciclagem didática é preciso rever critérios de avaliações, investir em programas de capacitação de professores e também em projetos bem sucedidos para diminuir a repetência e a evasão, concretizar os professores para uma mudança na cultura em contexto social, trabalhar junto com a imprensa, educadores e ongs a fim de mudar a reforma curricular.

MAPA CONCEITUAL: O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS.

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4][pic 5][pic 6]

[pic 7][pic 8]

[pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13]

[pic 14][pic 15]

[pic 16][pic 17]

[pic 18]

AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS.

A ampliação do período escolar que da o acesso de criança de seis anos de idade no ensino fundamental é uma proposta e tem como finalidade de assegurar todas as crianças há passar mais tempo no ambiente escolar, proporcionando uma educação de qualidade, mais convívio escolar, com oportunidade em aprender. Com isso requer dos profissionais uma organização maior na proposta pedagógica, no material didático em seus recursos.

Consideramos que seja uma vantagem alfabetizar crianças aos seis anos de idade, onde aprender a ler e escrever são desafios favoráveis para o desenvolvimento cognitivo das crianças, fazendo com que os profissionais da educação desenvolvam seu trabalho de forma lúdica, brincando, desenhando, cantando, interagindo com o outro, ouvindo histórias, assim estimulando as crianças a conviver neste mundo social, valorizando os seus conhecimentos.

A escolarização neste período tem como principal objetivo a preparação do aluno para a sua inserção no mundo adulto. Ingressar no sistema de ensino mais cedo, as crianças tem um tempo mais longo para a aprendizagem da alfabetização e do letramento.

A meta do MEC é que nenhuma criança chegue a 4º serie do ensino fundamental, aos nove e dez anos sem domínio da leitura e escrita.

Com este sistema adotado podemos considerar como desvantagem aos pequenos de apenas seis anos que acabou de sair da educação infantil que é um ritmo diferente onde aprende por meio de fantasia, imaginação, brincadeiras, jogos entre outros, quase tudo de forma lúdica, entrar no ensino fundamental onde tudo vai mudar até mesmo a maneira de ensinar. Isto tudo pode atrapalhar essas crianças, trazendo prejuízo para a qualidade de ensino, pois quando começar a cobrar essas crianças, elas poderão ficar desmotivada ou fracassada e perder a vontade de aprender, gerando assim um mal resultado escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (157.8 Kb)   docx (174 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com