TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS MORFOLOGIA

Trabalho Escolar: ATPS MORFOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  1.191 Palavras (5 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 5

Faculdade Anhanguera - Polo São José dos Campos

Curso Letras - Semestre 4

ATPS MORFOLOGIA

Regina Nunes do Prado R.A. 7706638427

Vana Maria Baroni Allas R.A. 6908434355

Tutora presencial: Rita de Cássia Bayma

São José dos Campos, setembro de 2014

Índice

Capa – Página 1

Índice – Página 2

Introdução – Iniciação à Morfologia – Páginas 3 e 4

Etapa 1 – Resenha Crítica – Páginas 5 e 7

ETAPA 2 – Resumo de Materiais Pesquisados – Página

INTRODUÇÃO – Iniciação à Morfologia

Para se valorizar melhor o estudo prático de uma Língua e sua Linguagem, nada melhor do que também se conhecer seu lado teórico; saber quais as reais necessidades de tal estudo, como pensaram e foram se desenvolvendo seu pensadores.

Porque nosso objetivo é sermos educadores. Precisamos saber argumentar com os alunos de forma correta e que passe interesse para eles sobre cada assunto.

Assim sendo, este trabalho visa oferecer visão teórica e prática sobre o estudo da Linguística.

Na primeira parte, estudamos – utilizando diversas fontes como livros, artigos na internet, vídeos e filmes – que deram visão geral da importância e das datas iniciais dos estudos sobre a Linguística.

Esta alcançou seu ápice no século XX, principalente por meio do lingüístico suíço Ferdinand de Saussure. Mas também comentamos brevemente outras escolas importantes para a Lingística Moderna. Dentro desta primeira etapa, realizamos uma resenha crítica de duas páginas.

Em um segundo momento, continuamos nossas pesquisas pelo assunto e aprofundamos com informações sobre a diferença entre Língua e Linguagem. O que foi apreendido pelo grupo é registrado em um texto – Etapa 2 – de uma página.

Neste momento foi possível concluir também que na ciência nada é “a verdade” mas é uma explicação provisória da realidade, e que o debate, a contradição e o conflito são inerentes ao fazer científico.

Para terminar o trabalho, a Etapa 3 é bastante prática onde realizamos diversos exercícios sugeridos pelo guia de orientação desta ATPS – logicamente sobre Morfologia e Linguística - e finalmente pesquisamos 20 melhores exercícios, ao nosso ver, que podem facilitar o trabalho de um professor de Língua Portuguesa, em sala de aula, para alunos dispostos a prestar vestibular.

ETAPA 1 – Resenha Crítica

Tema – Estruturalismo em Linguística:

No século XX a Lingüística Moderna alcançou seu ápice por meio do Estruturalismo, com a publicação do Cours de Lingüistique Générale, do lingüístico suíço Ferdinand de Saussure, em 1916. Foi o último movimento filosófico frânces a ganhar notoriedade mundial, logo após o Existencialismo.

O termo Estruturalismo em Linguística é a corrente de pensamento de Saussure que afirma que qualquer linguagem é um sistema em que não existem fatos isolados, mas partes de um todo maior.

Saussure afirma que “a língua não é um conglomerado de elementos heterogêneos; é um sistema articulado, onde tudo está ligado, onde tudo é solidário e onde cada elemento tira seu valor de sua posição estrutural” (Saussure, citado em Leroy (1971:109).

Segundo este filósofo, os fatos possuem relação interna, de tal forma que não podem ser entendidas isoladamente, mas apenas em relação aos seus pares antagônicos.

Tais teorias podem ser explicadas resumidamente por meio de quatro ícones, das quais neste momento vamos comentar apenas as duas primeiras:

–– Língua: O aspecto social da linguagem

–– Fala: O aspecto individual da linguagem

–– Linguística sincrônica

–– Linguística diacrônica

Nesta teoria, a Linguagem é um Sistema de Signos. O Significante é a expressão material do signo. Um exemplo é o som da palavra “Árvore”; ou a imagem da palavra escrita no papel.

Já o Significado é o conceito que o significante representa; o conteúdo do Signo, como a árvore que imagino ao ouvir ou ler a palavra.

Outros casos de “escolas” estruturalistas são a Escola de Praga, Escola de Genebra e a Escola de Copenhague.

Os lingüistas da escola de Praga, por exemplo, proclamaram a necessidade de se fazer distinção entre fonologia e fonética, dois termos usados até então para definir a ciência dos sons.

Segundo eles, a fonologia estuda as funções lingüísticas dos sons, os fonemas, enquanto a fonética se preocupa com a produção e as características dos sons da fala. À escola de Praga deveu-se também a definição de fonema como a unidade mínima do significante.

Conclusão

Observando as informações acima estudadas e resumidas, podemos concluir que o trabalho de Saussure foi fundamental para um aprofundamento filosófico e técnico na forma de observar e valorizar o estudo da Linguística.

Ele, ao mesmo tempo que observa todos os traços da linguagem como algo aglomerado, não disperso, fez questão de estudar de forma de forma detalhada e separada cada parte de tais elementos lingüísticos. Esta maneira de estudo oferece maior entendimento, detalhes e valoriza cada língua e linguagem estudadas.

O Estruturalismo, então, é um movimento de suma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com