TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Morfologia

Exames: ATPS Morfologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  2.543 Palavras (11 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CURSO DE LETRAS HABILITAÇÃO EM LINGUA PORTUGUESA E LINGUA INGLESA

POLO BELEM- 23201

GUARACIARA DO ROSÁRIO RAMOS DE OLIVEIRA

RA 1299332682

guaracioli@hotmail.com

RENATA DO SOCORRO DA SILVA SANTOS

RA 411228

Renata.foco@hotmail.com

SAMUEL RODRIGO DIAS DA COSTA

RA 1299351528

Samuelrodrigocosta@gmail.com

TEMA- MORFOLOGIA

PROFESSOR(A): EDISON NUNES

BELÉM/PA

2014

1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho, que servirá para compor um portfólio virtual, realizado por acadêmicos do curso de Letras da Universidade Anhanguera, veremos alguns pontos importantes para quem deseja entender a Morfologia, componente imprescindível para o citado curso.

Começando com uma resenha crítica, um tipo de texto que vemos muito nas revistas, blogs e televisão, mas que muitos alunos não sabem identificar e nem produzir com destreza. Nossa resenha analisa alguns vídeos e textos que falam sobre o Estruturalismo e a vida, obra e influência de Ferdinand de Saussure, “o pai da linguística”.

Em seguida, fomos à busca do entendimento sobre dois dos termos mais mencionados na morfologia: Língua e Linguagem, e após pesquisar em várias fontes, mostramos numa síntese, as suas definições, campos de atuação, diferenças e relações.

O terceiro item deste trabalho consiste numa lista com vinte ótimos exercícios que os membros desta equipe podem usar nas suas futuras aulas de Língua Portuguesa, trabalhando análise morfológica para alunos quepretendem ingressar na academia.

2. O ESTRUTURALISMO LINGUÍSTICO

Este trabalho da professora Ms. Giselda dos Santos Costa aborda um resumo histórico dos principais trabalhos antes do século XX, já que o citado século é tido como marco inicial do movimento chamado Estruturalismo.

A autora cita Leroy (1971), que estudou as origens e transformações das línguas hindus, gregas, e latinas e destaca o linguista suíço Ferdinando de Saussure, que publicou em 1916 a obra Cours de LinguistiqueGenérale.

Saussure define que a língua é um sistema sincrônico em todas as suas partes, e com base nessa ideia muitos linguistas desenvolveram novos métodos e teorias com base na obra acima citada.

Ela também aborda a importância da escola de Praga, onde o estudo da língua é aprofundado, separando fonologia e fonética e criando a definição de fonema. Destacam-se em Praga os russos: Romam Jakobson e N.S. Trubetskoi, este último é considerado o criador da fonologia.

O estruturalismo europeu e americano é abordado citando os principais estudiosos e suas contribuições para o estudo da língua, pontos positivos e negativos comentados de forma simples e compreensível.

Bruno Maronese aborda de forma mais ampla o trabalho de Saussure. Com foco na morfologia e formação de palavras, já que a obra Cours de LinguistiqueGenérale é considerada a obra inicial da linguística moderna, lançando vários conceitos que se tornaram importantes para estudiosos, embora outrosconceitos tenham sido criados em meados do século XX, em especial o (estruturalismo bloomfieldiano). Ele destaca que nessa obra, Saussure não trabalha diretamente com a morfologia, fonologia, e sintaxe e sim que todos os temas são abordados em conjunto. Por isso é importante o estudar a obra de maneira sistemática através dos assuntos contidos na obra e baseadas nos seguintes pontos:

1 – A palavra é vista como um todo não segmentável.

2 – As Palavras estabelecem relações associativas entre si, que podem ter três tipos:

a) Fonologia, quando o elemento em comum diz respeito ao significante; b) Semântica, quando o elemento em comum diz respeito ao significado; e c) Morfológico, quando o elemento em comum diz respeito a ambos simultaneamente.

Nesse sentido, dizer que determinada palavra possui determinado morfema equivale a dizer que tal palavra estabelece relações associativas com outras palavras que apresentam em comum uma cadeia fônica semelhante e um elemento significativo semelhante.

Claude Lev-Strauss (1908-2009) é um dos mais importantes nomes dessa modalidade de pensar analisando metodicamente os sistemas que compõe as variedades linguísticas humanas, unindo as práticas culturais aos contos folclóricos e aos textos literários, sobretudo nos estudos que fez com os índios no Brasil e nas Américas. Já Saussure, estava interessado na infra-estrutura da língua, naquilo que é comum a todos os falantes, mesmo que seja de forma inconsciente.

Após leitura de textos e visualização dos vídeos indicados, observa-se que o estruturalismo abrange a antropologia, a história, a literatura e a psicanálise e para compreender esses sistemas representados por signos que expressam ideias codificadas da linguagem. No trabalho da Ms. Giselda dos Santos Costa, a história do desenvolvimento da linguística é focada em suas características principais que moldaram o estruturalismo. Ela cita estudiosos antigos e contemporâneos com destaque os autores do século XX, período onde este movimento ganhou forma e abrangência.

A autora transcreve também os pontos estudados da língua como um sistema que abrange vários tópicos da linguística como: o significante e o significado, que são os estágios sincrônicos e os estudos diacrônicos defendidos por Ferdinand de Saussure.

Já Bruno Maroneze, foca o conteúdo total da obra de Saussure. A fonética, a semântica e a morfologia são estudados de forma sistemática, no entanto esses temas como revela o autor não estão ordenados no “Cours”, e sim distribuídos em diversos capítulos. Nota-se que o autor procurou no trabalho, mostrar que o modelo morfológico de Saussure foi retomado pela linguística moderna em suas várias vertentes.

3. LINGUAGEM E LÍNGUA

A linguagem é a capacidade que os seres humanos têm para produzir, desenvolver e compreender a língua e outras manifestações,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com