TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Morfologia

Ensaios: Atps Morfologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Para entendermos o processo de formação de palavras é preciso estar apto aos conhecimentos sobre o que são palavras primitivas, derivadas, derivação, composição e os tipos de derivação. Nos slides em anexo apresentaremos explicações sobre os elementos que compõem as palavras e seus principais processos de formação, a seguir enfatizaremos sobre o capitulo do livro-texto “ Formação e classes de palavras no português do Brasil” de Margarida Basilio, “Derivação e mudança de classe: formação de substantivos”, apresentando como se dá o processo de formação de substantivos a partir de verbos, utilizando o sufixo –dor como canal de mudança de uma classe para a outra e as principais motivações para formação de substantivos a partir de verbos.

Processo de formação de palavras

Como já vimos, a mudança de uma classe de palavra para outra é feita por meio do processo de derivação. A palavra ligador se tornou um substantivo porque derivou-se da palavra ligar que é um verbo, ou seja :

LIGAR + DOR

verbo sufixo

Foi preciso utilizar o sufixo -dor formador de substantivos a partir de verbos para esse processo de formação de nomes de agente acontecer, atendendo a função semântica e tendo o aproveitamento do verbo para denotar seres.

A autora Margarida Basilio explica sobre o porquê do acontecimento desse processo no capitulo “Derivação e mudança de classe: padrões gerais e motivações” do livro-texto Formação e classes de palavras no português do Brasil:

“Vejamos, por outro lado, o caso dos chamados “nomes de agente” de verbais, isto é, substantivos que designam um ser pela prática ou exercício de uma ação ou atividade, especificada pelo verbo. Por exemplo, jogador é um individuo caracterizado pela atividade de jogar; varredor, pela função de varrer; madrugador pelo hábito de madrugar, e assim por diante. Esses exemplos ilustram a motivação semântica para a mudança de classe: para formar unidades de designação de seres, usamos o material semântico já contido nos verbos e o sufixo formador de nomes de agente.”

Quando se trata de mudança de classe é preciso haver uma motivação para a derivação da outra palavra.

Formação de substantivos a partir de verbos

Existem três principais motivações para a formação de substantivos a partir de verbos, a semântica ou denotativa, a gramatical e a textual;

A semântica ou denotativa: Usamos o significado do verbo para indicar seres e entidades.

A gramatical: Que possibilita usarmos os verbos em estruturas de contexto sintático que precisam de um substantivo.

A textual: Utiliza-se nessa motivação a anáfora que se adéqua ao uso de um substantivo que se derivou de um verbo para fazer nos informar sobre uma estrutura verbal que foi usada antes no texto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com