TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagem Sobre O Pensamento De Piaget

Casos: Abordagem Sobre O Pensamento De Piaget. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 2

1- QUEM FOI JEAN PIAGET?

Piaget nasceu em 9 de agosto de 1896, na Suíça. Foi psicólogo do desenvolvimento e, anteriormente, biólogo. Estudou na Universidade de Neuchãtel e doutorou-se em Ciências Naturais em 1918, quando deixou Neuchãtel à procura de treinamento e experiência em Psicologia, imbuindo-se da idéia de que a biologia poderia estar relacionada ao desenvolvimento epistemológico do ser humano.

2. ABORDAGEM PIAGETIANA À INTELIGÊNCIA:

· Conceito de inteligência: a pessoa inteligente é aquela que tem:

capacidade para aprender, para resolver problemas, para adaptar-se a situações novas, para ajustar-se ao ambiente, para estabelecer relações, para compreender, para inventar, ter rapidez na interpretação. É preciso levar em consideração as situações e o ambiente em que o indivíduo se encontra.

· Para Piaget, a inteligência desenvolve-se através da relação entre sujeito-objeto, chamada por ele de interação. O sujeito constrói gradualmente sua inteligência e seus conhecimentos através da ação constante e recíproca com seu meio.

· A ação funciona como sendo algo que supre uma necessidade causada pela falta de equilíbrio entre o sujeito e o ambiente. Essa troca entre sujeito e ambiente envolve a afetividade e, é claro a cognição. A cognição e a afetividade complementam o processo de formação dos conhecimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com