TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A abordagem construtivista de Jean Piaget

Tese: A abordagem construtivista de Jean Piaget. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  Tese  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 3

A abordagem construtivista de Jean Piaget

Quem foi Jean Piaget?

Nasceu em 1896 na Suíça.

Precoce, manifestou interesse pelas ciências naturais desde os 10 anos de idade, tendo concluído o doutorado nessa área em 1918, aos 22 anos.

Nutria interesse também por questões ligadas á filosofia, e tinha projetos de aborda-las cientificamente, usando a pesquisa empírica.

Dentre essas questões mais inquietava trava do modo como o ser humano atinge o conhecimento lógico abstrato, que o difere dos demais animais.

Para tentar esclarecer como se estabelecia o processo cognitivo, Piaget buscou na psicologia do desenvolvimento uma alternativa mediadora entre biologia e a fisiologia, e dai resultaram os primeiros estudos sobre Epistemologia genética, teoria que ele formula e à qual ele se dedicaria por toda a vida.

Assumiu em 1921 a direção do instituto Jean Jacques Rousseau, uma escola de ciências da Educação em Genebra.

Casou-se em 1923 com Valentine Datena, sua ex-aluna no instituto, com quem teve três filhos. Com o nascimento de seus filhos se ateve á absentação de como ocorre o desenvolvimento da inteligência nas crianças.

Faleceu em Genebra em 1980, aos 84 anos segundo a revista escola Jean Piaget foi o nome mais influente no campo da educação durante a segunda metade do século XX.

A grande contribuição de Piaget por estudar o raciocínio-matemático, que é fundamental na escola, mas não pode ser ensinado, dependendo de uma estrutura de conhecimento da criança.

As descobertas de Piaget tiveram grande impacto na pedagogia, mais de certa forma, demonstraram que a transmissão de conhecimentos é uma possibilidade limitada.

Por um lado, não se pode fazer uma criança aprender o que ela ainda não tem condições de absorver. Por outra, mesmo tendo essas condições, não vai se interessar a não ser por conteúdos que lhe façam falta em termos cognitivos.

Vêm à ideia de Piaget que o aprendizado é construído pelo aluno e sua teoria inaugura a corrente construtiva. Educar, para Piaget, é “provocar a atividade” - Isto é, estimular a procura do conhecimento.

http://educar.paracrescer.abril.com

Lev Vygotsky

Lev Semenovich Vygotsky nasceu em 1896 em Orsha, pequena cidade de Minsk, a capital da biela – Rússia, região então dominada pele Rússia (e que só se torna independente em 1991, com desintegração da união soviética, adotando o nome de Belarus). Seus pais eram de uma família judaica culta e com boas condições econômicas, o que permitiu Vygotsky uma formação sólida desde cedo a muitas leituras. Aos 18 anos, matriculou-se no curso de medicina em moscou, mas acabou cursando a faculdade de direito, formado, voltou para Gomel, na Biela.

Rússia, em 1917, ano da revolução bolchevique, que ele apoiou, lecionou literatura, estética e história da arte e fundou um laboratório de psicologia, área em que rapidamente ganhou destaque, graças a sua cultura enciclopédica, seu pensamento inovador e sua intensa atividade, tendo produzido mais de 200 trabalhos científicos.

Em 1925, sofrendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com