TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homem, Pensamento E Cultura: Abordagem Filosófica E Antropológica.

Artigo: Homem, Pensamento E Cultura: Abordagem Filosófica E Antropológica.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/1/2015  •  1.614 Palavras (7 Páginas)  •  1.939 Visualizações

Página 1 de 7

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Profuncionário-Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação

Campus: São Vicente

Polo: Paranatinga

Curso: Infraestrutura Escolar

Cursista: Valderes

Turma: A

Professor formador:

Tutora:

Coordenadora:

SÍNTESE DO CADERNO - 3

Homem, pensamento e cultura: abordagem filosófica e antropológica.

Este módulo três foi abordado sobre o tema, devir humano que é a transformação do ser humano desde o seu nascimento até a sua morte. Instigou-me a problematizar algumas questões, tais como investigar e criticar nossa participação, enquanto seres humanos, na vida da escola, tendo em vista a construção de nossa identidade profissional, enquanto trabalhadores da educação. O “tornar-se humano e profissional”, tendo em vista o conceito genérico de homem, é uma constante no referido módulo. Passa por questões socioculturais, pelas práticas simbólicas e valorativas, pelo trabalho e, finalmente, pela escola. De modo geral, pode-se dizer que é um módulo que nos permite uma reflexão sobre o ser (verbo), o estar, o relacionar, o conviver, o aprender a viver juntos, o aprender com o outro, ou seja, é por meio das relações que estabelecemos com os homens é que nos tornamos homem, ou melhor, humanizados.

Todos somos iguais apenas com criações diferentes e o que há de natural no humano é a transformação. Com a criação da escola pública e com o acesso à escola pelos trabalhadores, a educação tornou-se um direito para que todos possam participar da vida pública e ter acesso aos direito de cidadania. Como cidadão tem que estar sempre atualizados sobre nossos direitos e deveres e assim cumprir e cobrar. E assim podemos fazer nossas escolhas, tomar decisões, dizer o que é importante e o que vale a pena fazer. Aprendi que devir humano é a natureza que se faz na humanidade e em cada um de nós, ela faz com que homens e mulheres sejam o que são e possibilita que a espécie humana a transforme em outra natureza, a história em um movimento permanente.

Todos têm consciência de que a Educação é à base de tudo, desde a educação que recebemos em casa e a que recebemos na escola, os conhecimentos sobre liberdade, honestidade, responsabilidade, respeito, cuidar do que é dos outros da mesma forma que cuidamos do nosso. Saber de nossos direitos e deveres e cumpri-los, fazer o nosso papel de cidadão da melhor forma possível para uma boa convivência em sociedade, sempre respeitando os espaços dos outros.

Pratique

25 - Você já pensou sobre isso? Sobre sua postura em relação aqueles que têm um jeito de viver diferente do seu? Como você se relaciona com os adolescentes ou com as crianças da escola em que trabalha? Você já tentou se colocar no lugar deles para entender como pensam e veem o mundo? Procure fazer isso observando suas práticas e conversando com eles sobre a escola.

Já pensei e conclui que todos são iguais com apenas criações diferentes, procuro me relacionar bem com eles buscando entender e lembrando que são crianças, tratando todos com igualdade. Feita algumas observações na escola conversei com duas crianças as quais fiz algumas perguntas, a primeira percebi que estava sozinha no recreio e interrogando a ela me disse que mora no interior, em fazenda, e disse que a escola é boa só que é muito longe da casa dela, e disse que quando tem tarefa para fazer em grupo ela faz sozinha. O Segundo era um menino que andava em um grupo, ele não me deu atenção quando eu o chamei os outros começaram a rir, ele disse que não gosta de estudar, e que tem muitos colegas chatos que estudam com ele. E assim percebi que a primeira por morar em uma fazenda ela acha que dificulta fazer amizades e que é excluída dentro da escola e não tinha coleguinhas para andar na hora do recreio e o segundo não gosta de estudar e vem para escola porque os pais obrigam.

Pág. 79 – Com base no que investigou até aqui acerca do devir humano, você entende que o trabalho e a cidadania são os principais valores para escolher uma educação possível e desejável? Ser cidadão e ser trabalhador é o mesmo que ser humano? Como você poderia contribuir na escola uma educação orientada para o trabalho, para a cidadania e para a humanidade? Não deixe de considerar o que já pensou sobre o trabalho e a cidadania!

Aprendi que devir humano é a natureza que se faz na humanidade e em cada um de nós ela que faz com que homens e mulheres sejam o que são e possibilita que a espécie humana a transforme em outra natureza, Trabalhador é o mesmo que ser cidadão e que existem diversos tipos de valores relativos a diferentes aspectos de vida. Com a criação da escola pública e com o acesso à escola pelos trabalhadores, a educação tornou-se um direito para que todos possam participar da vida pública e ter acesso aos direito de cidadania. Como cidadão tem que estar sempre atualizados sobre nossos direitos e deveres e assim cumprir e cobrar. Podemos fazer nossas escolhas, tomar decisões, dizer o que é, e o que não é importante e o que vale a pena fazer.

Pág. 93 – Procure responder ás seguintes perguntas, levando em conta o que estudou neste caderno: que contribuições você pode dar à educação escolar, considerando-se educador nas atividades que realiza na escola?

Como educador oriento as crianças quando estão dentro do ônibus escolar para que quando o veículo estiver em movimento não podem ficar em pé nem colocar as mãos para fora das janelas, nem ficar correndo no corredor do ônibus, pois podem se machucar.

Nós educadores temos um papel fundamental no futuro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com