TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm Mercadologica

Casos: Adm Mercadologica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  4.600 Palavras (19 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

(Centro de Educação a Distancia)

Faculdade Anhanguera de Santa Barbara do Oeste

Administração EAD

Administração de materiais e logística

Matheus Gloor RA: 2307351758

Paulo Henrique Netto RA: 2321381719

Ricardo Aquiles Henrique RA: 4157252871

Simone Magnaterra RA: 2324395087

Santa Barbara D’Oeste

2014

1. INTRODUÇÃO

O objetivo da Administração de Matérias e Logística são prever o melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuições aos clientes, através de planejamento, organização, liderança e controles efetivos para as atividades da empresa desde a compra das matérias-primas até a entrega do produto ou serviço ao cliente.

A Logística envolve um conjunto de atividades que se preocupam com o fluxo de material, desde o ponto de fornecimento até ao consumidor final.

As organizações podem gerenciar adequadamente este fluxo, para assim obter melhoria na qualidade dos serviços ao cliente e reduções de custo. O objetivo da logística é estudar como a administração pode prover melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuições aos clientes e consumidores, através de planejamento, organização e controle efetivo para as atividades de movimentação e armazenagem que visam facilitar o fluxo de produtos.

Principalmente com a globalização oportuniza as organizações a se preocuparem em satisfazer seus clientes com o intuito de garantir sua preferência. Recursos são fatores da produção, e normalmente são bem vastos e importantes, entremuitos que existem, o trabalho dá ênfase a administração de recursos e materiais e patrimoniais e que podemos assim dizer que são conjunto de riquezas da empresa e primordiais na fabricação do produto final. A administração de recursos materiais tem como objetivo abastecer de maneira contínua, a empresa com materiais que seja importantes e indispensáveis para as suas atividades, visando, qualidade do material, quantidade necessária, prazo de entrega, preço e condições de pagamento.

2. CONCEITOS ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E PATRIMONIAIS

Dois fatores que influenciam a administração de materiais foram a Revolução Industrial e as grandes guerras mundiais, ficando nitidamente visível a importância dos fatores abastecimento e suprimentos para o sucesso de tais operações, e com o passar do tempo, foram ganhando força os estudos para a gestão. Os recursos patrimoniais são instalações utilizadas no dia a dia da empresa. A administração de Materiais é definida como um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, de forma centralizada ou não, destinadas a suprir as diversas unidades com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições. Certas atividades abrangem desde o circuito de provisionamento, inclusive compras, o recebimento, a armazenagem dos materiais, o fornecimento dos mesmos aos órgãos requisitantes, até as operações gerais de controle de estoques. Aadministração de Materiais moderna é conceituada e estudada como um Sistema Integrado em que diversos subsistemas próprios interagem para constituir um todo organizado. Destina-se a dotar a administração dos meios necessários ao suprimento de materiais imprescindíveis ao funcionamento da organização, no tempo oportuno, na quantidade necessária, na qualidade requerida e pelo menor custo.

Segundo Martins (2009), a administração de recursos materiais engloba a sequência de operações que tem seu início na identificação do fornecedor, na compra do bem, em seu recebimento, transporte interno e acondicionamento, em seu transporte durante o processo produtivo, em sua armazenagem como produto acabado e, finalmente, em sua distribuição ao consumidor final.

Já a administração de recursos patrimoniais trata da sequência de operações que, sim como a administração de recursos materiais, tem início na identificação do fornecedor, passando pela compra e recebimento do bem, para depois lidar com sua conservação, manutenção ou, quando for o caso, alienação.

Recursos materiais são os itens ou componentes que uma empresa utiliza nas suas operações diárias, para construção do seu produto final. Esses itens ou materiais podem ser classificados em materiais auxiliares, matéria-prima, produto em processo e também produtos acabados, não incorporam no produto final, como por exemplo, material de escritório, que também podem ser chamados de materiais indiretos ou não produtivos.Matéria-prima é o material que incorpora no produto final, também conhecido como materiais diretos ou produtivos. Produtos em processo são os que estão em fase de fabricação, e podem ser identificados como materiais que estão no meio da fabrica. Produtos acabados é o produto final que está pronto para ser comercializado. (Martins; Campos2000, p.93-94). Porque há uma integração de todos, segundo Idalberto Chiavenato em Manual de Administração de Materiais. “A administração de materiais consiste em se ter os materiais necessários, na quantidade certa, no local certo e no tempo certo à disposição do setor produtivo da

organização”. A administração de recursos materiais tem como objetivo abastecer de maneira contínua, a empresa com materiais que seja importantes e indispensáveis para as suas atividades, visando, qualidade do material, quantidade necessária.

Com boa qualidade do material a empresa busca aceitação dentro e fora da empresa. Com o controle de quantidade busca suprir a necessidades da produção e evitar desperdício. Com o controle de prazo de entrega busca satisfazer as necessidades dos clientes no menor tempo possível e com o preço e boas condições de pagamento.

3. A IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

A administração de recursos é importante para o desenvolvimento e crescimento das empresas. Ter uma boa organização e saber administrar esses recursos faz com que as empresas possam ter um menor desperdício e uma melhor qualidade de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com