TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização e formas de sua aplicação

Seminário: Alfabetização e formas de sua aplicação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  Seminário  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 2

O letramento e suas formas de aplicação

O Letramento designa-se à ação de ensinar a ler e escrever, que por vezes, é chamado também de alfabetização. Esse processo se faz importante, pois é através dele que o indivíduo terá contato com as informações disponíveis nas maiorias da mídia, tais como: jornal, livros, revistas, documentos, textos da internet, etc... Que serão responsáveis por boa parte do conhecimento adquirido na sua vida, além de ser através dele também que o indivíduo poderá se expressar em um sociedade, por isso, o letramento é também um fundamento libertador, visto que é ele –através de sua forma escrita- que lhe permitirá se expressar moralmente, éticamente e até emocionalmente, externizando sua opinião, sentimentos, conceitos morais e éticos, e através disso transimitir os valores que lhes são importantes.

A partir do momento que ele aprende a ler e escrever, ele ganha também conhecimento –uma forma de senso crítico- que lhe ajuda a interpretar e se posicionar de forma segura a respeito de um determinado assunto, o invés de se alienar, como poderia acontecer mais facilmente no caso de ele ser analfabeto.

Que tipo de hipertexto está pensando em apresentar?

R: Hipertexto hierárquico, porque acho que ele facilita a visualização do conteúdo por mostrar os niveis de aprofundamento da leitura.

Que tipo de links?

R: Externos e de referência, porque indexam mais conteúdo à materia e podem criar uma interação paralela, facilitando, assim, a leitura.

Qual é a função dos links?

R: Função retórica, que trabalha com possibilidades de explicar, ilustrar, aprofundar, induzir, comentar, retringir e etc; Função estrutural, que ajudam o leitor a compreender a estrutura dos hiperlinks.

Com quais tipos de linguagens está pensando em trabalhar?

R: “Formal”, mas aberta. Sem complicar o entendimento, mas sem se prender a uma norma fixa de forma que englobe o máximo de gêneros linguísticos possiveis, afim de facilitar a compreensão por diversas “tribos” de pessoas que venham a ler.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com