TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização sob a Perspectiva Lúdica

Por:   •  25/9/2023  •  Artigo  •  7.393 Palavras (30 Páginas)  •  21 Visualizações

Página 1 de 30

ALFABETIZAÇÃO: UMA ANÁLISE, SOB UMA PERSPECTIVA LÚDICA

 Letícia Aparecida Lima Godoi1 Beatriz Trindade Diogo2 

Resumo

O presente artigo objetivou compreender a importância do educador trabalhar com ferramentas lúdicas no ensino, durante o processo da alfabetização para atrair a atenção dos alunos a desenvolverem o raciocínio de forma prazerosa. A ludicidade vem sendo apontada como um meio de auxílio no processo educativo, principalmente no que tange a alfabetização, por meio dela os alunos se sentem mais atraídos e dissipam possíveis bloqueios de aprendizagem. Sendo assim, este trabalho buscou uma análise bibliográfica em três artigos, com o intuito de colher informações e realizar uma comparação entre os mesmos, para apontar se o uso da ludicidade é favorável ou não no processo de alfabetização. Também verificar se o educador conseguiu atrair maior atenção dos alunos para as aulas, quais foram os possíveis aspectos positivos/negativos, se houve divergência entre os trabalhos dos autores estudados, quais as ferramentas lúdicas mais utilizadas e qual delas demandam menor tempo de aplicação e por fim, se o educador conseguiu atenuar as dificuldades e bloqueios apresentados pelos alunos. Os resultados evidenciaram que o emprego da ludicidade na alfabetização é satisfatório, que o uso de jogos e da brincadeira acabam por trabalhar uma junção de habilidades o que permite aos alunos recriarem aquilo que já conhecem em uma atividade espontânea e imaginária.

Palavras-chave: Alfabetização. Ludicidade. Educação. Aprendizagem.

Abstract

This article aims to understand the importance of the educator, the literacy process to develop students' attention in order to learn to work with pleasure. Playfulness has been pointed out as a means of aid in the educational process, especially in what block literacy, through which students feel more attracted and dissipate learning possibilities. Thus, the articles have a bibliographic reference, with the objective of three pieces of information and comparing a comparison between the analyses, to determine whether the use of playfulness is favorable or not in the literacy process. Also if the educator managed to draw the students' attention to the learning, what were the possible positive aspects, and there was also a divergence between the works of the tested/negative authors, attenuated as playful tools most used by students and which of them require less time of application and finally, if the educator as difficulties and obstacles presented by. Profitability play results are good, that the use of games works as evidence of the ability to work which allows students to recreate what they already know in a spontaneous and imaginary activity.

Keywords: Literacy. Playfulness. Active methodologies. Education. Learning.

1. Introdução

Nos dias atuais é inimaginável o desenvolvimento de nossa comunicação sem o auxílio da leitura e a escrita, este importante processo recebe o nome de alfabetização e pode se dar desde os anos iniciais da educação infantil e ensino fundamental até mesmo no ensino de jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de frequentar instituições educacionais quando ofertado.  

Com as constantes mudanças que presenciamos em nossa sociedade, podemos verificar que o âmbito educacional foi um dos que sofreram mais transformações, onde surgiram ensinos à distância, emprego de metodologias ativas e das novas tecnologias na sala de aula e isso é enriquecedor para o aluno. De acordo com Carneiro (2007) as dificuldades de leitura e escrita são as mais comuns e são extremamente prejudiciais ao desenvolvimento educacional dos indivíduos, podendo afetar toda a sua jornada na escola, como seus resultados, sua motivação, autoestima e até mesmo aspectos extra escolares, podendo assim causar possíveis bloqueios aos alunos. O emprego da ludicidade vem sendo muito discutido como uma possibilidade de mitigação destes índices, já que leva os alunos a interagirem e a explorarem suas habilidades de forma construtiva.

Sendo assim, este trabalho apresenta uma análise bibliográfica aprofundada em três trabalhos científicos, voltados para o uso da ludicidade na alfabetização. A escolha dos artigos se deu de forma aleatória, na qual optamos pela escolha de três trabalhos que tivessem aplicado meios lúdicos no processo de alfabetização em turmas dos anos iniciais do ensino fundamental ao qual poderíamos realizar a análise e posterior comparação, a fim de evidenciarmos se o emprego da ludicidade apresentou divergências ou se foram convergentes.

A presente pesquisa buscou compreender a importância do educador trabalhar com ferramentas lúdicas e as dinâmicas no ensino da alfabetização, para que consiga-se atrair a atenção dos alunos e desenvolver o raciocínio de forma prazerosa, bem como, analisar quais atividades lúdicas demandam menor tempo de aplicação e que podem ser utilizadas pelo professor dentro de sala de aula e verificar como o professor pode atenuar as dificuldades e bloqueios apresentados pelos alunos.

2. Alfabetização e Ludicidade

Essa temática pode ser tratada por vezes como complexa e de muitas discussões, dessa forma, esta pesquisa pautou-se em um levantamento bibliográfico, para saber se de fato o uso das atividades lúdicas pode ajudar no processo de alfabetização.

Para seu desenvolvimento, optamos pela escolha de três trabalhos científicos já realizados que contemplam esta abordagem e que foram aplicados aos alunos do ensino fundamental, quais sejam: Artigo 1 – A importância dos jogos e  brincadeiras para o processo de alfabetização e letramento, autoras – Larissa de  Souza Vieira e Valdiléia Xavier de Oliveira, apresentado em 2010 no Encontro de  Produção Científica e Tecnológica; Artigo 2 – A importância da ludicidade na  alfabetização de crianças de 2° ano: um estudo de caso, autora Adriana Paulino  da Silva, escrito em 2011, apresentado como requisito de conclusão de curso da  Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Artigo 3 - Atividades Lúdicas no  processo de alfabetização e letramento: Jogos educacionais disponíveis na  internet”, das autoras Tânia Toaldo e Fabiane Sarmento Oliveira Fruet, escrito em  2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.2 Kb)   pdf (165.9 Kb)   docx (33.8 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com