TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Das Praticas De Leitura Em Lingua Inglesa

Trabalho Universitário: Analise Das Praticas De Leitura Em Lingua Inglesa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/8/2014  •  5.032 Palavras (21 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 21

ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE LEITURAS EM LÍNGUA INGLESA: uma breve contribuição para o ensino na educação básica

Francisco Wdson Alves Brilhante

Danielson Santos da Silveira

RESUMO

Este artigo tem como objetivo contribuir sobre o processo de ensino-aprendizagem em Língua Inglesa nas escolas de Educação Básica. O mesmo foi elaborado através de pesquisas bibliográficas, buscando conhecimentos acerca das várias teorias da aprendizagem e das concepções sobre o ensino da leitura em Língua Estrangeira. A apresentação das concepções de leitura em Língua Inglesa tem por finalidade nos fazer compreender o processo história que tem marcado a realidade do ensino a fim de que possamos repensar a sua relevância no contexto atual. Faz ainda uma reflexão sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais no que diz respeito ao ensino da Língua Inglesa, como também sobre a relevância da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Longe de buscar encerrar as discussões, o presente trabalho objetiva torná-las mais pertinentes.

Palavras-chave: Ensino, Aprendizagem de leitura, Língua Inglesa.

ABSTRACT

This article aims to contribute on the process of teaching and learning in English Language in schools of basic education. It was developed through bibliographic searches, seeking knowledge about the various theories of learning and conceptions about the teaching of reading in a foreign language. The presentation of the concepts of reading in English is to make us understand the case history that has marked the reality of teaching so that we can rethink their relevance in the current context. Is also a reflection on the National Curricular Parameters regarding the teaching of English, but also on the relevance of the Law of Guidelines and Bases of Education. Far from seeking to terminate discussions, this work aims to make them more relevant.

Keywords: Teaching, Learning to read, English.

INTRODUÇÃO

A aprendizagem de uma língua estrangeira nos dias atuais constitui-se veículo poderoso para se estar inserido no mundo globalizado. Todos nós queremos estar presentes em tudo que há de mais novo e moderno; queremos acompanhar as tendências mundiais, ter acesso a mais e mais informações nos diversos setores – educacional, tecnológico, científico etc. Sabemos que, ao mencionar língua estrangeira, destacamos o Inglês como uma língua de fundamental importância na nossa vida, pois é ela um dos elementos que facilitará a inclusão do indivíduo no mundo moderno, por ser o idioma mais adotado em todo o mundo como língua estrangeira. No que diz respeito à educação no Brasil, o ensino de Inglês requer cuidados especiais na forma de ensiná-la. Nesse aspecto, inclui-se a importância da leitura no ensino dessa disciplina, pois esta habilidade será a mais utilizada na vida acadêmica em nosso país.

Tomando por base nossas experiências vemos a necessidade de procurar modificar a realidade dos nossos “discentes” ou amenizar os problemas futuros que deverão ocorrer na educação, pois é notável nos alunos o desinteresse, a falta de conhecimento em Língua Inglesa e a dificuldade na leitura e compreensão de textos seja em língua materna ou seja em Inglês.

Percebemos que dentre as quatro habilidades lingüísticas para aprendizagem, ouvir, falar, ler e escrever em Língua Inglesa é a leitura ou competência leitora e comunicativa. Como estudante e cidadãos atuantes na sociedade uma pessoa precisa, com certeza dentre as quatro habilidades citadas a mais necessária é ler porque partindo dessa é que se constrói significados aos textos e ao mundo onde se vive.

Fazendo-se mais necessário do que nunca um trabalho direcionado a questão da leitura em língua estrangeira, pois essa está a cada dia mais presente e acessível às crianças, jovens e adultos. Sejam em livros, revistas, internet, panfletos, lojas, brinquedos, músicas e filmes diariamente ao nosso redor o Inglês, Espanhol ou outro idioma se faz presente especialmente o Inglês por ser uma língua globalizada.

Com o objetivo de contribuir para a educação básica, já que se percebe que há deficiências nas escolas, quanto ao desempenho satisfatório dos discentes no aprendizado de Língua Inglesa, foi desenvolvido este trabalho de caráter bibliográfico, onde abordamos a importância do aprendizado de línguas estrangeiras, enfatizando o estudo da Língua Inglesa e apresentando os principais métodos de ensino em uma perspectiva histórica, alem de ser feito um breve retrospecto das possibilidades sobre a leitura em inglês.

1.1. A Importância da Aprendizagem de Línguas Estrangeiras

Aprender uma língua estrangeira vai muito além da necessidade de se estar inserido em um mundo que exige cada vez mais o conhecimento de uma segunda língua. A começar pela presença de uma língua estrangeira obrigatória nos exames de vestibulares, em qualquer que seja o curso no qual o candidato pretenda ingressar. A aprendizagem da língua estrangeira atualmente é tão importante quanto aprender uma profissão; é uma possibilidade de aumentar de o estudante aumentar sua auto-percepção como ser ativo e social, capaz de se engajar e engajar outros no discurso, de forma a poder agir no mundo social. No âmbito educacional, podemos destacar sua função interdisciplinar, na qual outras disciplinas, tais como História, Geografia, passam a ter outro significado se apresentadas em atividades conjugadas com o ensino de língua estrangeira.

Sua permanência no currículo escolar deixou de ser questão de discussão nos meios acadêmicos, pois, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional prevê língua estrangeira como disciplina obrigatória no ensino fundamental a partir da quinta série. A discussão agora é que língua estrangeira incluir no currículo escolar. Quanto à escolha da língua, seja Espanhol, Francês, Inglês, ou qualquer outra que estiver em questão, os critérios para sua inclusão no currículo escolar devem ser pautados em “Uma reflexão sobre o seu uso efetivo pela população” (PCNs, 2001, p.20).

No cenário atual, o ensino Inglês torna-se indispensável para a formação do aluno. A escolha de uma língua estrangeira moderna recai sobre a Língua Inglesa, pelo multiculturalismo que ela representa, sendo a língua oficial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com