TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Livro Didatico

Trabalho Escolar: Analise De Livro Didatico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  1.072 Palavras (5 Páginas)  •  883 Visualizações

Página 1 de 5

Análise do Livro Didático

Apresentamos esta análise de um livro didático do 9º ano- componente curricular- Lingua Portuguesa ao Professor Erasmo da Silva Ferreira que leciona a disciplina Sintaxe da Língua Portuguesa I na Universidade de Pernambuco/ Campus Garanhuns como requisito parcial avaliativo.

Garanhuns-PE

2011  

Objetivos

Geral

Atentar para o espaço que a Sintaxe ocupa dentro dos livros didáticos, visado compreender que tipo de abordagem é feita pelos autores e quais os objetivos dos mesmos diante do ensino de Língua Portuguesa.

Especificos

• Analisar sintaticamente o livro dentro de uma perspectiva critica quanto ao ensino de gramática.

• Compreender a função sintática e o uso diário da língua nas diversas esferas sociais.

• Verificar a assiduidade do estudo sintático nos textos do livro didático

Justificativa

Esta análise justifica-se pela necessidade de compreender a maneira coma a Sintaxe está sendo empregada dentro do livro didática que, neste caso, chega a escola pública e é usado como principal suporte para de todas as habilidades propostas para os alunos do 9º ano, como esta sendo feita a abordagem gramatical, que tipo de gramática está sendo empregada com mais freqüência e se o livro está adequado para uma educação inovadora.

1. Introdução

O ensino de Língua Portuguesa no Brasil vem passando por diversas mudanças metodológicas, entretanto o livro didático ainda é considerado como um dos instrumentos mais eficaz utilizado pelo professor no processo educacional.

Assim, para a escolha do livro didático é necessário que a equipe pedagógica escolar faça uma análise minuciosa e criteriosa com a finalidade de identificar as lacunas existentes no livro, bem como os pontos positivos e negativos presentes no ensino.

Vale ressaltar que o trabalho com este instrumento requer do professor adequação, analise critica e reflexiva sobre os conteúdos abordados com o intuito de se obter um ensino eficaz e de qualidade.

O propósito desta análise é indicar caminhos e critérios para compreender o espaço que a sintaxe ocupa no livro didático e qual a concepção adotada para o trabalho com este elemento da língua, visto que é necessário a abordagem desta na escola, mas não de maneira isolada e sim vinculadas a práticas sociais de uso do língua tornando o ensino contextualizado e significativo.

Análise do livro didático

O livro didático é um importante instrumento pedagógico no processo ensino-aprendizagem. Nesse sentido, buscamos fazer uma analise criteriosa do livro de Língua Portuguesa do 9o ano do ensino fundamental “Para viver juntos” dos autores Greta Marchetti, Heidi Strecker e Mirella L. Cleto,o mesmo é composto por 9 (nove) capítulos verificando os aspectos que o compõe e a adequação a apresentação dos conteúdos levando em consideração os elementos sintáticos, semânticos e pragmáticos de maneira coesa e coerente.

Inicialmente a introdução do conteúdo é feita através da leitura de imagens que trata de um ou mais gêneros, esta imagem é acompanhada de vários questionamentos que sintetizam os conteúdos que o aluno vai explorar ao longo do capítulo, como também considera as concepções prévias dos educandos, interpretação, observação, por fim o livro expõe um boxe com um pequeno texto conclusivo acerca do que foi instigado na imagem analisada.

Consideramos positiva essa abordagem, pois as exigências da sociedade se tornam cada vez mais acentuados, devido a um contexto social dominado pelas imagens, assim são necessárias algumas reflexões sobre a leitura e releitura de imagens no ambiente escolar, pois as concepções acerca do ensino de Língua Portuguesa mudaram e a compreensão desses conceitos tornam-se cada vez mais necessárias e abrangentes, no sentido que permitem uma leitura de mundo a partir das experiências que os indivíduos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com