TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise do livro didático

Por:   •  23/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 3

        

Universidade de Uberaba

Letras Português / Inglês

Prática Pedagógica IV

2014

[pic 1]  Análise do livro didático para o ensino fundamental.

      Sabendo que o aluno precisa manifestar em múltiplas situações de comunicação para aprender conviver linguisticamente em sociedade é que selecionei alguns livros didáticos e escolhi entre eles: Gramática Reflexiva, da autoria de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães e Atual Editora.  

       É um livro que dá ao professor oportunidade de recriar atividades linguísticas para o aluno alcançar autonomia ao utilizar a linguagem nas diferentes esferas sociais. Nosso aluno não pode dominar somente a linguagem escrita e uma minoria de professores ainda hoje, insiste também em um ensino de gramática descontextualizado, e ignora que o ensino de língua vai além do ensino da gramática normativa tão somente e que a linguagem oral é tão importante quanta a escrita no convívio social.  

    Para contemplar os PCNs com relação ao uso das línguas, achei o livro acima citado muito interessante uma vez que ele propõe atividades de escrita que compreende variedades de gêneros textuais. Observei que o livro é um grande suporte para o professor, contribuindo ainda para o fazer pedagógico do professor no que se refere a apresentação de temas para ser levado para sala de aula. Interessados no desenvolvimento das habilidades de leitura e produção de textos, os autores adotam uma abordagem inovadora oportunizando os professores trabalharem com a gramática descritiva, abrindo espaços para o professor trabalhar a gramática de uso e gramática  reflexiva, aproximando o aluno da realidade social e linguística na qual está inserido. Ao conceber a língua como interação social, os autores do livro: Gramática Reflexiva propõem atividades diversificadas que contribuem para que o aluno estabeleça relações entre os conteúdos gramaticais e as situações cotidianas de comunicação como: o jornal, os quadrinhos, os cartuns, os anúncios publicitários, as letras de música, os textos instrucionais, etc. tornando o estudo da língua mais atraente, dinâmico e enriquecedor. A meu ver é elaborado a partir das indicações feitas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e das contribuições da linguística aplicada ao ensino da língua portuguesa.

   O livro estimula e enriquece ainda mais o ensino e a aprendizagem da gramática. Grande quantidade de exercícios estimulantes e desafiadores para os alunos. Com grandes variedades linguísticas, adequação social, intencionalidade discursiva, textualidade e discurso, repertório cultural e outros.  Preciso falar novamente que a gramática é contextualizada. Os exercícios são organizados passo a passo, nos níveis textual, semântico e discursivo. Propõe uma reflexão crítica sobre a rigidez da norma-padrão em algumas situações. Toma o texto como ponto de partida para os estudos linguísticos, abordando-o em sua dimensão discursiva.

   O livro não é perfeito, mas foi o que mais gostei, é um suporte para as aulas e leva a construção do letramento. Estamos numa época de globalização e a comunicação é elemento primordial e indispensável, portanto o trabalho precisa ser mais enriquecido ainda, com variedades de atividades complementares com jornal, rádio, TV, internet. O acabamento do livro é em espiral, formato grande e bem ilustrado, analisei mais detalhado o livro do 7º ano.  

Referências:

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática Reflexiva: 3. Ed. São Paulo: Atual, 2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com