TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Animações e Histórias Infantis - Uma Análise Crítica

Por:   •  25/8/2023  •  Ensaio  •  941 Palavras (4 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

FACULDADE DE LETRAS

LITERATURAS EM INGLÊS E OUTRAS ARTES / MÍDIAS

INGRID DA SILVA NASCIMENTO

ATIVIDADE DE REPOSIÇÃO DE AULA:

ANIMAÇÕES E HISTÓRIAS INFANTIS

Um homem mata por engano a mãe de um jovem garoto e, para se redimir, terá que tomar conta da criança. Mas há um porém: ele precisa admitir seu crime para aquele que deixou órfão, na esperança de ser perdoado e quebrar a maldição que o castiga. Tudo isso enquanto foge de um persistente caçador.

Você assistiria a esse filme? E se eu dissesse que é o resumo de uma animação?

A sinopse acima foi baseada no roteiro da animação Irmão Urso, lançada em 2003, pelos estúdios Disney. Se você é uma pessoa adulta, pergunte aos seus colegas de trabalho ou parentes também adultos, se eles assistiram ao filme. Há grandes chances de nem ao menos terem dado uma chance para a história, já que foi contada em forma de musical e animação.

“As pessoas acham que fazemos filmes para crianças. Não. Só funciona se fizermos um filme que nós mesmos gostaríamos de ver.”

Edwin Catmull

        Esta é a reflexão realizada nos dois vídeos colaborativos dos Youtubers Mikannn e Thiago Guimarães, tomando como base as duras críticas que o filme Soul (2020), da Pixar, recebeu tanto do público quanto de críticos, como New York Post e El País, sobre animação e o que é considerado algo para crianças.

Míriam Castro, ou Mikannn, como é popularmente conhecida na internet, é uma produtora de conteúdo, apresentadora e jornalista freelancer. Possui um canal homônimo de vídeos sobre cultura pop no YouTube desde 2015 e ficou bastante conhecida após lançar vídeos sobre Game of Thrones junto de sua amiga e também produtora de conteúdo para internet, Carol Moreira.
        Já o canal do Youtube
Ora Thiago pertence a Thiago Guimarães, que é criador de conteúdo especialista em cultura pop e produz vídeo-ensaios em múltiplas plataformas sobre cinema, TV, quadrinhos, literatura e todo tipo de narrativa e a relação delas com cultura, tecnologia e sociedade.

Nos vídeos “ANIMAÇÃO TEM QUE SER PARA CRIANÇAS?” e “ANIMAÇÃO É COISA DE CRIANÇA (feat. Mikannn)?” Mikannn e Thiago, respectivamente, apresentam uma crítica, juntamente com uma profunda explicação e análise, sobre de onde surgiu essa ideia e de como isso impacta na nossa cultura e como consumimos filmes e séries animadas.

Mikannn inicia seu vídeo explicando por que aqui, no ocidente, possuímos essa ideia de que animação é coisa de criança, fazendo um paralelo com o oriente, mais precisamente o Japão, onde as pessoas possuem uma relação totalmente diferente com filmes e séries animados  os animes possuem histórias para vários grupos demográficos diferentes; e também com os questionamentos: por que algo feito para crianças não tem o direito de ser profundo ou fazer pensar? Por que algo para crianças precisa ser barato ou inferior?  

Animação é uma técnica, uma das diversas linguagens para criar obras audiovisuais. Ela não é um tipo de história. Serve tanto para contar histórias fofas como algo de ficção científica ou um super drama intenso. Dá para contar qualquer tipo de história usando a técnica da animação. Portanto, afirmar que animação é apenas coisa de criança é uma afirmação equivocada e sem sentido.

Em seus 27 minutos e 50 segundos de vídeo, Mikannn explica como que funcionam os recortes demográficos dos mangás e animes, além dos horários de transmissão na televisão no Japão; e de como a origem de animações ser voltada para crianças no ocidente vem de uma visão mercadológica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (441.1 Kb)   docx (334.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com