TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise "Amor de perdição"

Por:   •  7/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 2

O amor  é o tema central de forma  desenfreada,profundo, além das forças e dos limites, trazendo o sofrimento.

A paixão  justifica toda sorte de condutas, num tom trágico e passional em uma luta por partes dos personagens para alcançar a felicidade amorosa, em vão contra a sociedade injusta da época.

O sentimento sobrepor-se a razão é levada até as últimas consequências nesta história.

Existe a presença de "mártires do amor" através de angustiosa procura pelo sofrimento como razão de viver.

Lutasque permanecem de que o amor só será conquistado através do sofrimento  e da morte.

" A vida era bela ,era, Simão,se a tivéssemos,como tu ma pintavas"...

"Que importar morrer , se não podemos jamais ter nessa vida a nossa esperança"...

Confessionalismo:expressos nos sentimentos pessoais do autor em determinados momentos, pessimismo: a melancolia faz presente , e também o individualismo e o egocentrismo em alguns traços doentios.

Impossível  de realizar o sonho do "eu"  grande inquietação , desespero,frustração,levando em alguns casos até ao suicídio .

Temas constantes nas obras românticas é a morte ,que serve de fuga ou última solução.

Sentimentalismo:As emoções são exploradas com grandes picos de intensidade( a imaginação,o sonho, o mistério e mesmo a fantasia).

O autor abusa de todos os recursos com conflitos e sentimentos através do romantismo.

É comum na obra de Camilo Castelo Branco, o tratamento do amor desenfreado e profundo entre jovens que lutam por suas paixões muito além de suas próprias forças.Resistentes a toda sorte de obstáculos, procuram a felicidade mas geralmente são  desviados para a desgraça e, não raro, para a morte.

A concepção do amor como uma espécie de destino, de fatalidade, que  domi e orienta e define a vida(e a morte) das personagens principais.Marcado pela transcendência, esse  amor trará consigo sempre um equivalente de sofrimento e de infelicidade: ou porque a paixão se choca frontalmente com as necessidades do mundo social, ou porque significa, em última análise um desejo luciferino de recuperar o paraíso na terra.Para  as suas personagens, basta essa percepção do caráter transcendente da paixão amorosa para  que ela acarrete logo um cortejo de sofrimentos: o remorso, a vertigem do abismo, a percepção de que o amor mais sublime é aquele que se apresenta e se revela, em última  análise, como impossibilidade.

Tantos sofredores que , no sofrimento, encontram a razão de ser e o sentido mais profundo da sua vida.É um marco do ultra-Romantismo português.

A apresentação de Simão Botelho pelo narrador é essencialmente romântica:é feita de um modo a parecer real,verdadeira, e não ficcional.Os  escritores românticos utilizavam-se de recursos como este presente em Amor de Perdição para que  suas obras tivessem maior credibilidade,conquistassem a confiança do leitor.

A obra não pode ser lembrada apenas como o mais bem acabado exemplo de novela passional, em que predomina o descabelamento amoroso e as paixões desenfreadas.Deve-se também destacar o argumento de possuir uma narrativa enxuta, concisa e extremamente criativa na invenção de obstáculos e peripécias, tomando o texto  dinâmico,ágil .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (29.9 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com