TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Ensaio Sobre a Cegueira

Por:   •  19/5/2016  •  Ensaio  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

        José de Sousa Saramago nasceu em Santarém, Portugal, dia 16 de novembro de 1922, e morreu dia 18 de junho de 2010 em Lanzarote, no arquipélago das Canárias, na Espanha. Foi um escritor, argumentista, jornalista, dramaturgo, contista, romancista e poeta. Ganhou o Nobel de Literatura de 1998, além do Camões. Foi considerado o responsável pelo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa. Foi membro do Partido Comunista Português e diretor do Diário de Notícias. Casou-se com Ilda Reis, e teve uma filha, em 1947. Em 1970, divorciou-se de Ilda, se casou com Pilar Del Río e foi para a Espanha, em 1993. Lá, faleceu de leucemia.

        Em 1995, Saramago publicou “Ensaio Sobre a Cegueira”. O livro começa com um homem parado no farol vermelho, e assim que o farol se abre o homem não enxerga mais. Ele vê tudo branco, e pede ajuda às pessoas que estão perto dele. Um homem o leva para casa, mas rouba seu carro. Mas ele nem consegue aproveitá-lo, pois também fica cego. O médico a que o primeiro homem vai, também fica cego, e assim por diante. A cegueira se espalha, e o governo toma providências. Um hospício é aberto, e todos os cegos e com suspeita de cegueira são colocados lá. Com a cegueira, a chamada treva branca, os homens perdem a razão e começam a agir somente pelo instinto. Curiosamente, a mulher do médico é imune e assim, ela finge estar cega também para entrar no hospício e ajudar seu marido e todos os outros cegos. Felizmente, no fim do livro, tão de repente como veio, a cegueira se vai.

        O livro é um romance onisciente, com narrador em 3ª pessoa, em que os personagens não têm nome, então são descritos por características próprias, logo, o sentimento, a ação e a atitude de cada indivíduo passam a serem suas identidades. É possível destacar como personagens principais, o médico, o primeiro cego, a mulher do médico, a rapariga e o velho com a venda em um olho. Como secundários estão todos os outros cegos, como os que promovem o levante para a redistribuição de comida e o ladrão. A antagonista da narrativa é a cegueira.

Com a história se passando na cidade e no hospício, nos dias atuais, José apresenta as reações do ser humano às necessidades, à incapacidade, à impotência, ao desprezo e ao abandono. A narrativa apresenta figuras de linguagem, como a metáfora, quando se diz que a cegueira é um mar de leite. Quando os pensamentos da mulher do médico parecem ser o narrador, muitas hipérboles são usadas, pois ela exagera por causa da situação. A antítese é utilizada ao dizer que a cegueira é branca, pois normalmente é negra.

A obra é difícil de ser lida tanto pelo seu contexto filosófico como pelo seu estilo. Com as falas entre vírgulas e o pouco uso de pontuação, é impossível parar durante as idéias do autor, então o leitor mergulha em suas ideias e assim consegue-se imaginar toda a história.


[pic 7]

INTERNET

http://pt.wikipedia.org/wiki/José_saramago

http://www.citi.pt/cultura/literatura/romance/saramago/bio_mem.html

http://www.webartigos.com/articles/6945/1/pagina1.html

LIVROS

“Ensaio Sobre a Cegueira” de José Saramago – Companhia das Letras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (166.1 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com