TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise "O Safári Definitivo"

Por:   •  13/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.319 Palavras (18 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 18

ESTUDOS DISCIPLINARES X

TRABALHO EM GRUPO – TG

Aluna:

Érica Bernardo Fernandes – RA 1423219

Trabalho apresentado à Universidade Paulista – Unip, do curso de Licenciatura em Letras – Inglês / Português, como um dos requisitos para a obtenção da nota na disciplina Estudos Disciplinares X, ministrada pela Profa. Cielo Festino.

POLO PETRÓPOLIS

2016

SUMÁRIO

        

  1. Resumo        3
  2. Introdução        4
  3. Desenvolvimento        4
  1. Metodologia        4
  2. Fundamentação teórica        4
  3. Contextualização histórica        5
  4. Apresentação das perguntas e respostas        5
  1. a. Considerando o contexto histórico do conto, qual é posição de Gordimer frente a essa situação?        5

b. Qual seria o tema principal do conto?        6

  1. Quem narra a história?        7
  2. Analise a linguagem da narradora. Ela é uma moça negra. Porém, a linguagem que ela usa seria a de uma pessoa branca, que fala inglês. Por que Gordimer escolhe este tipo de linguagem?        7
  3. Qual o lugar da mulher no conto? Analise a figura da mãe, da avó e das outras mulheres com quem fogem através do Parque Krueger.        8
  4. Que lugar precisam cruzar? O que este lugar significa no nível simbólico?        8
  5. Considere a figura dos leões. O que significam no nível simbólico?        9
  6. O que representa uma vida melhor neste novo lugar?        10
  7. Quem entrevista a narradora? O que ela pergunta? Qual a diferença entre a resposta da avó e o desejo da narradora? Esse desejo tornase realidade?        10
  8. O que significa esta história para vocês? É possível relacionar a figura da narradora com a de outra personagem mulher de alguma das narrativas estudadas no curso?        11
  1. Considerações finais        13
  2. Referências bibliográficas        13

RESUMO

A história retrata o sofrimento das vítimas da guerra – perdendo seus entes queridos e precisando por vezes comportar-se como animais; a dura jornada das pessoas através do Parque Krueger: exaustos além da resistência, eles enfrentam dificuldades intermináveis com coragem e firmeza, na esperança de reencontrarem paz e segurança. Quando finalmente encontram abrigo em um campo de refugiados, a protagonista e sua família dependem da ajuda de voluntários. Apesar da guerra e das condições em que se encontra, a família consegue lutar pela sobrevivência e manter a esperança em um futuro melhor.

PALAVRAS-CHAVE: guerra, refugiados, esperança


  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo responder às perguntas apresentadas após a leitura do conto “O Safári Definitivo”, de Nadine Gordimer, considerando o contexto histórico em que foi escrito.

"O Safári Definitivo" é uma narrativa impactante sobre o constante estado de guerra da África do Sul, país natal de sua autora, Nadine Gordimer. Ao analisarmos o conto, faz-se necessário entendermos o contexto histórico em que ela vivia. Nadine Gordimer foi a mais engajada escritora ativista sul-africana contra o Apartheid, um regime de segregação racial adotado entre 1948 e 1992 pelos governos do Partido Nacional na África do Sul, no qual os direitos da maioria dos habitantes foram cerceados pelo governo formado pela minoria branca.

Em seus livros Nadine Gordimer aborda, além da injustiça e opressão do Apartheid, exílio e alienação. Por conta disso ela teve vários de seus livros censurados, mas apesar de ameaças sofridas, recusou-se a deixar o país. Por causa dessa censura, muitas vezes seus livros eram primeiramente publicados na Europa e nos EUA, o que ajudou a alertar a opinião pública internacional para exercer pressão via ONU e embargos econômicos que contribuíram para o fim do Apartheid em 1994.

O conto “O safári Definitivo” retrata algumas atrocidades, fruto das colonizações na África, pelas quais passam as personagens, negros nativos, que têm suas vidas e seu mundo fragmentados e precisam buscar refúgio para sobreviverem.

  1. DESENVOLVIMENTO

3.1. METODOLOGIA

Após a leitura do conto, da biografia da autora, do material disponibilizado através da vídeo-aula e do livro-texto, foi realizada uma análise das características da obra e como estas se revelam, de forma a possibilitar a elaboração das respostas às perguntas apresentadas.

3.2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O presente trabalho fundamenta-se na leitura do conto, da biografia da autora e do material disponibilizado através da vídeo-aula e do livro-texto, com o objetivo de identificar e analisar as características de estilo da autora, com o objetivo de elaboração das respostas às perguntas apresentadas.

3.3. CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA

A narrativa acontece em Moçambique, país localizado no sudeste da África, cuja capital é Maputo, e possui cerca de 19 milhões de habitantes. O país era uma colônia portuguesa e tornou-se independente em 1975.

Com a independência, a Frente de Libertação de Moçambique, FRELIMO, passa para o poder, mas enfrenta a Resistência Nacional de Moçambique, RENAMO, partido anti-comunista secretamente apoiado pela minoria branca no governo da África do Sul. Como política de dominação e para se manterem no poder, essa minoria branca do governo sul-africano queria desestabilizar os governos marxistas pós-coloniais de outros países africanos para que estes não servissem de modelo de insurgência aos seus nativos negros, e para isso, apoiava as guerrilhas nas novas nações liberadas com governos negros. Isso resultou em uma violenta guerra civil de 1976 a 1992, que foi responsável pelo atraso do progresso na região e fez com que uma enorme massa de refugiados saísse de suas terras ou países em busca de proteção na África do Sul.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)   pdf (429.5 Kb)   docx (232.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com