TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Teoria e Prática da Leitura

Por:   •  21/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Teoria e Prática da Leitura - Letras/Noturno

Professora: Socorro Viana de Almeida

Nome completo: Luiz Carlos Jardim de Souza

E-mail: lcjds.let20@uea.edu.br

  1. A partir do filme, analise e produza um texto:

A partir do filme é correto afirmar que a leitura desempenha um papel fundamental nas vidas das pessoas, pois a partir dela desenvolvemos a criatividade, adquirimos conhecimentos e ampliamos nossa capacidade de imaginação, portanto, os melhores livros podem nos gerar uma incrível capacidade criativa e filosófica.

  1. Qual a compreensão do enredo do filme?

O enredo do filme gira em torno da viagem de Morris após uma catástrofe que destruiu sua cidade e o deixou desorientado e perdido. Ele encontra um livro mágico que o leva a uma casa repleta de livros voadores e personagens estranhos. Então Morris assume a responsabilidade de cuidar e restaurar esses livros, ajudando-os a encontrar seu lugar e trazendo alegria e sentido às suas vidas.

  1. Quais análises são possíveis a partir dele?

O filme discute temas como a influência da literatura, a força da imaginação, a forma como as histórias conectam as pessoas e como os livros podem impactar e transformar vidas. Ele transmite uma mensagem de resiliência, esperança e importância de preservar a cultura e a tradição que os livros transmitiram.

  1. Qual a concepção de leitura presente no curta metragem?

É um tipo de leitura medicinal com capacidades curativas, que trata as pessoas com muito carinho e traz felicidade.

  1. Como o jogo das cores presentes no filme coloca em discussão a importância da leitura?

Quando os personagens são apresentados, em sua maioria, eles aparecem em preto e branco, e no momento em que recebem livros eles se preenchem de cores. Essa analogia feita pelo filme é uma forma de nos dizer que livros são fontes de emoções.

  1. Qual a importância da biblioteca presente no filme, para as pessoas?

A biblioteca é algo muito parecido com uma clínica terapêutica, as pessoas no filme a procuram em busca de tratamento, esse tratamento seria completo no momento em que as pessoas recebem as “emoções”.

  1. Qual a possível relação entre a destruição inicial da cidade e o outro espaço vivenciado pelo personagem Lessmore?

A destruição da cidade representa uma grande perda, podendo ser de sentido, perspectiva, esperanças. O outro espaço é justamente o oposto, é onde ele encontra cura, esperança, uma nova perspectiva e comtempla uma nova filosofia de vida.

  1. Em que medida a biblioteca e seu acervo constituem a memória de um povo?

Ao que tudo indica no fim da obra, várias pessoas já haviam sido “zeladores” daquela biblioteca, contribuindo assim para a constituir aquele grande acervo de histórias contidas ali dentro, e seria um ciclo que provavelmente não se encerraria. Portanto, é de suma importância manter o acervo daquela biblioteca para as pessoas que procuram a biblioteca e até mesmo para os seus “zeladores”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (57.2 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com