TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LEITURA EM SALA DE AULA DA TEORIA A PRÁTICA

Por:   •  24/9/2021  •  Artigo  •  2.373 Palavras (10 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 10

LEITURA EM SALA DE AULA DA TEORIA A PRÁTICA

THEORY IN PRACTICE CLASSROOM READING

Alexsandra Mendes Nascimento França

RESUMO

O trabalho em questão procura analisar sobre a leitura em sala de aula desde a teoria até a prática e outros assuntos relacionados ao tema como forma de interação e obtenção intelectuais e gramaticais. O objetivo é analisar algumas reflexões sobre a leitura dentro da escola e a forma como essa deve acontecer nas atividades comunicativas de interação partindo das teorias que dá prioridade ao estudo da língua em seu conjunto de funções e reflexão para conseguir um melhor aproveitamento das aulas de leitura. Para fins teóricos está fundamentado nos autores Antunes (2013) Lajolo (2017) Pimenta (2011), Bagno (2008) Buzen e Mendonça (2007), Dionísio e Machado (2002) entre outros, que discorrem sobre o tema e dos documentos de língua portuguesa. Portanto, foram analisadas algumas referências através de dados coletados em pesquisas. Nessa perspectiva procurou-se esclarecer que a leitura até hoje ainda apresenta entraves que dificultam no comportamento linguístico e comunicativo dos discentes.

Palavras – chave: Leitura, Escola, Reflexão, comportamento linguístico.

ABSTRACT

The work in question seeks to analyze about reading in the classroom from theory to practice and other subjects related to the theme as a form of interaction and obtaining intellectual and grammatical. The objective is to analyze some reflections on reading within the school and the way it should happen in communicative interaction activities based on theories that prioritize the study of the language in its set of functions and reflection to achieve a better use of reading classes. . For theoretical purposes it is based on the authors Antunes (2013) Lajolo (2017) Pimenta (2011), Bagno (2008) Buzen and Mendonça (2007), Dionísio and Machado (2002) among others, who discuss the topic and the language documents Portuguese. Therefore, some references were analyzed through data collected in research. In this perspective, we tried to clarify that reading still presents obstacles that hinder students' linguistic and communicative behavior.

Keywords: Reading, School, Reflection, linguistic behavior

INTRODUÇÃO

A aquisição da leitura tem sido motivo de debates e questionamentos de vários estudiosos relacionados ao assunto levantando diversas reflexões sobre o tema e a função da leitura desempenhada pelos discentes.

O artigo em questão está dividido em seis capítulos para melhor entendimento do aluno no referente ao contexto.

Nessa esperança de melhoria os docentes procuram alternativas e também inovações com o objetivo de aperfeiçoar sua prática utilizando propostas atraentes e motivadoras no incentivo a leitura como destaque do ensino aprendizagem levando os alunos a compreensão da leitura como suporte para evoluir na vida e também na sociedade.

As inovações pertinentes a leitura prioriza o estudo da língua portuguesa voltado a uma perspectiva funcional e comunicativa, mas para tanto, é necessário que o trabalho com a gramática aconteça em uma vertente enunciativo discursiva onde a leitura se integra no desenvolvimento dessas capacidades que envolvem situações linguísticas e discursivas.

A problemática da leitura se apresenta em todas as etapas da educação, entretanto, esse trabalho se ateve a identificar e questionar as práticas de leitura no ensino fundamental usando para essa análise os dados coletados do contexto escolar vivido no dia-a-dia analisando e refletindo sobre as concepções que envolvam essa prática tendo como aporte teórico outros autores que tratam dessa questão como Antunes (2003) Martins (2005) Pimenta (2011) e outros.

Através da leitura existem maneiras diferenciadas de se compreender algumas situações sem importância, o importante é que nos tornamos pessoas melhores e capazes de enxergar além, ou seja, a leitura amplia nossos conhecimentos, abre novos horizontes para o aprendizado.

O livro é um companheiro a qualquer hora e através dele podemos refletir sobre várias coisas, por exemplo, a falta de amor ao próximo, a falta de consideração de uns para com os outros, enfim, coisas que estão sempre acontecendo e nem sempre tomamos conhecimento e a leitura nos informa.

É de suma importância que o professor incentive seus alunos para a leitura, mesmo eles não gostando, com o estímulo do professor eles se sentirão motivados e verão o quanto uma leitura pode ser prazerosa e cheia de significados.

Martins diz que:

Podemos até imaginar, enquanto lemos o livro que nossos professores de ensino fundamental ou médio nos pedia para ler um livro e fazermos um resumo, resenha, síntese, enfim coisas que nunca nos explicaram. Como se faz? Mas queriam e pronto, assim como: se virem, os estudantes são vocês e o vestibular vem ai, por isso a necessidade do decoreba. (2012 p. 24).

Ser alfabetizado e um privilégio é algo que alguém jamais nos tira e jamais se esquece, não importa a que classe social pertence, pois é uma cultura muito rica e fácil de se adquirir.

Segundo Martins:

Embora o aprendizado, o desenvolvimento da capacidade de leitura possa ser algo mais complexo, ambas as experiências evidenciam a curiosidade se transformando em necessidade e esforço para alimentar o imaginário. Ou seja, a necessidade de desvendar os segredos do mundo e dar a conhecer o leitor a si mesmo através do que lê e como lê. (2012 p, 26)

Toda leitura tem sua importância e seu valor não importa a maneira como ela seja feita, o que realmente importa e que se torna mais fácil a produção textos. A escrita pode se tornar uma arma importante para reivindicar nossos direitos, protestar, fazer valer a nossa palavra.

2 A LEITURA: FORMAÇÃO DA SOCIEDADE.

A sociedade exige que os indivíduos tenham conhecimento sobre a leitura, pois essa é fundamental para se conseguir um espaço no mercado de trabalho.

Quem não tem leitura, ou seja, quem não sabe ler e escrever tem poucas chances de se conseguir um bom emprego e com um bom salário, pois para se conseguir um emprego razoável exige-se leitura e escrita.

Martins ainda esclarece que: “a leitura, na nossa sociedade, é uma condição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (57.7 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com