TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura Compreensiva do Capítulo “Ensinar e aprender, aprender e ensinar: o lugar da teoria e da prática em didática” (LIBÂNEO, 2012).

Por:   •  31/3/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 2

Leitura compreensiva do capítulo “Ensinar e aprender, aprender e ensinar: o lugar da teoria e da prática em didática” (LIBÂNEO, 2012).

1) Qual é a principal diferença entre Pedagogia e Didática?

Na concepção Libâneo (2012), a pedagogia está ligada a ampla educação, ou seja, a esta cabe à reflexão sobre as práticas educativas concretas, podendo ocorrer formal, não formal ou informalmente, neste sentido, a pedagogia procura entender como ocorre o processo educativo. Nesta esteira, os dois conceitos se diferenciam no grau de abrangência, uma vez que a didática se restringe ao processo de ensino-aprendizagem no âmbito institucional. Assim, o trabalho didático visa os meios em que o docente vai desenvolver o processo de ensino de forma a alcançar seus objetivos.

2) Qual é a relação entre instrução (ensino) e desenvolvimento humano segundo Vigotski?

O ensino é um importante processo para o desenvolvimento mental dos indivíduos. Para Vigostski (2007, apud LIBÂNIO, 2012. p. 41), “O ensino opera uma mediação cultura cujo papel é promover o desenvolvimento mental por meio da aprendizagem (...)”. Neste sentido, este processo de instrução promove, através da formação conceitos e pensamento teórico, o aumento das capacidades cognitivas. Este desenvolvimento ocorrerá por meio da mediação do professor entre o aluno e objeto do conhecimento, estimulando este a ser um sujeito mais ativo e investigador.

3) Para Vigotski qual é a principal diferença entre desenvolvimento de conceitos espontâneos e os conceitos científicos?

Ambos os conceitos apresentam distinção entre si, enquanto o espontâneo abrange os conceitos adquiridos com base no conhecimento empírico, ou seja, aqueles advindos por meio das vivências no cotidiano, os conceitos científicos são aqueles no qual os conhecimentos são frutos de pesquisas e experiências, tendo assim embasamento teórico.

4) Qual é o papel da escola na integração entre os conceitos científicos e conceitos cotidianos trazidos pelos alunos do seu meio social?

Formar conceitos científicos tendo como eixo a experiência e os conceitos cotidianos trazidos pelos alunos do meio em que ele vive. Neste sentido, o aluno poderá ligar àquilo que ele já sabe com o conhecimento que ele poderá alcançar, assim, a escola promove a interiorização de conhecimentos comprovados cientificamente, promovendo um pensamento mais reflexivo.

5) Qual é o entendimento de “aprender a pensar teoricamente” apresentado no texto?

Para Libânio (2012, p.48), “Aprender a pensar teoricamente é aprender a pensar e atuar com conceitos a partir da apreensão do modo geral de ação mental próprio da ciência ensinada (...)” Nesta perspectiva, os conceitos são formados a partir de processos investigativos que constam em determinados conteúdos, assim, os alunos internalizarão os métodos utilizados para a compreensão de tal ciência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (37 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com