TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de leitura: Teoria Geral da Administração

Por:   •  22/6/2017  •  Seminário  •  1.150 Palavras (5 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 5

Relatório de leitura: Teoria Geral da Administração, Capítulo 6 - O Desenvolvimento Organizacional. Fernando C. Prestes Mota

        O capítulo se inicia com uma analogia que demonstra a importância da progressão da teoria do comportamento humano para com as técnicas da organização eficiente. Essa mesma analogia poderia ser usada com a importância da ciências biológicas para com a medicina. Entretanto, essa mesma analogia tem um caráter simplista a partir do momento que sugere soluções práticas e fáceis para os problemas que assolam as organizações, além de contar com um caráter ingênuo e limitado. Isso demonstra que o assunto que envolve o desenvolvimento organizacional está longe de ser algo simples de se aplicar ou entender, sendo que inúmeros autores descreveram sobre e mesmo assim aplicar seus conceitos ainda é algo que envolve muitas discussões.

        Dentro desse contexto, é nítido que o mundo organizacional passa por mudanças, sendo que essas são valorizadas na atualidade. Com isso, torna-se necessário compreender que existe uma gama de abrangências nessas mudanças citadas, sendo que alguns autores como Arnold S. Judson definiram o significado de mudanças. Dito isto, pode-se dizer que a definição, resumida, de Judson para mudança inclui qualquer alteração, iniciada pela administração, na situação que envolve o indivíduo no ambiente de trabalho. Além disso, esse mesmo autor considera uma variação enorme nos tipos de mudanças cabíveis no ambiente empresarial.

        Todavia, os autores do livro, em questão, apresentam uma outra forma de ser essas mudanças no desenvolvimento organizacional, para eles essa mudança organizacional é um conjunto de modificações na situação ou ambiente de trabalho de uma empresa, sendo que a partir dessa definição esses mesmos autores definem o desenvolvimento organizacional , o qual é uma "mudança organizacional planejada". Havendo dois tipos fundamentais de modificações: estruturais e comportamentais. Essas modificações são interdependentes. Outros autores ainda discorrem sobre esse tema, sendo eles Lawrence e Lorsh.

        Ainda sobre o tema abordado no capítulo em questão é possível dizer que apenas o tipo de estrutura organizacional de Max Weber, a burocracia, havia sido explorada até então, até mesmo é cabível o pensamento que outros tipos de estruturas são derivadas da burocracia citada acima, as quais pode-se citar a estrutura que ficou conhecia como "linha-estafe", na qual a uma dificuldade de controle. Outra que surgiu para tentar solucionar o problema da "linha-estafe" é a estrutura funcional, a qual, nas palavras dos autores, "um cargo ou unidade administrativa tem autoridade sobre outra em um campo restrito e especializado". Entretanto essas duas estruturas citadas, assim como são derivadas da estrutura burocrática como foi citado acima, ainda não foram o suficiente para resolver os principais problemas que envolvem toda essa questão, que são: segurança psicológica, diversidades de insumos, compromisso interno em buscar soluções e competição positiva. Demonstrando, assim, o caráter de sistema fechado dessas estruturas.

        Outros autores renomados como Thompson e Bates escreveram sobre as tipologias de organizações, assunto esse que está ligado a estrutura organizacional, no livro "Technology, Organization and Administration". Esse livro aborda tanto a questão tecnológica( flexível e fixa), quanto tipos de estrutura apropriados para as organizações.

        O último assunto abordado nesse capítulo é a questão das alterações comportamentais, sendo que esse assunto é relevante pois acredita-se que é mais simples mudar o indivíduo do que a estrutura, esse assunto abrange, de certa maneira, a questão da motivação do administrado para que esse apresente um melhor rendimento para isso as alterações comportamentais trabalham com o desenvolvimento da comunicabilidade e da criatividade. Dentro desse contexto, existe uma gama de técnicas de alteração comportamental, sendo que cada uma apresenta vantagens e desvantagens, além de serem abordadas por diferentes autores.

        Conclui-se que para os autores desse livro abordado acredita que o desenvolvimento e a mudança, que cercam a abordagem do desenvolvimento organizacional, são conceitos diversos e que ainda há muito a ser abordado nesse assunto.

Relatório de leitura: Desenvolvimento Organizacional: Teoria e Aplicações, Julio Lobos

            Há uma tendência na atualidade de acreditar que qualquer programa de treinamento gerencial é na verdade algo que remete-se a um desenvolvimento organizacional, sendo que esse pode ser entendido como um aumento na participação dos administrados nos assuntos da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (69.4 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com