TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Textual

Seminário: Análise Textual. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Seminário  •  1.320 Palavras (6 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 6

Análise Textual

Aula 02

É certo dizer que a língua não é sempre a mesma em qualquer situação, ela varia de acordo com a região, com a idade, com a situação, com a formalidade ou informalidade do encontro, as pessoas envolvidas. Enfim, possuímos diversos contextos em que a língua se acomoda. A esse fenômeno denominamos Variação linguística. Entretanto, mesmo que haja variação, sempre será necessário que os elementos da língua estejam ordenados e relacionados de forma a haver textualidade.

Temos um texto toda vez que tivermos uma ideia completa, mesmo que isso seja feito através de uma única palavra.

Coesão Textual – Fala-se de coesão (junção) quando temos palavras, expressões, conexões colocadas estrategicamente ao lado de outras para produzirem a sequência da mensagem com sentido.

Texto é um entrelaçamento de enunciados oracionais e não oracionais organizados de acordo com a lógica do autor.

Coesão referencial: a informação é retomada

Lexical: Permite o entrelaçamento do texto pela substituição/omissão de palavras (podemos destacar o uso de sinônimos e hiperônimos).

Gramatical: Permite o entrelaçamento do texto pelo emprego de pronome, conjunções e numerais, dentre outros.

Coesão sequencial: a informação progride

Temporal: Permite a progressão da informação pela ordenação linear dos elementos, pela utilização de partículas temporais e pela correlação dos tempos verbais.

Por conexão: Auxilia na compreensão do texto como um todo. Pode ser vista por meio dos operadores do tipo lógico e operadores discursivos, dentre outros.

Aula 03

Coesão sequencial e a relação com o sentido

Exemplo de Causa e conseqüência: A colheita foi muito boa PORQUE o clima esteve adequado neste período.

Exemplo de Conclusão: O clima esteve tão adequado neste período; LOGO, a colheita foi muito boa.

Principais relações Sintático-semânticas

Aula 04

Tipos de coerência:

Aula 05

Tipos de Texto:

Narração: É um tipo de texto em que se conta um fato, fictício ou não, que ocorreu num determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens. Há uma relação de anterioridade e posterioridade, e normalmente apresenta-se no tempo verbal passado.

Argumentação: É basicamente, defender um ponto de vista. A partir de um tema (assunto), emitimos uma opinião (tese) e justificamos o porquê daquela opinião (argumento).

Exposição: É um tipo de texto que visa mostrar conhecimento sobre determinado assunto, e não necessariamente defender uma opinião. Apresenta informações sobre assuntos, expõe ideias, explica, avalia, reflete, analisa... O texto expositivo apresenta informações sobre um objeto ou fato específico, sua descrição, a enumeração de suas características. Também é chamado texto informativo.

Descrição: É um tipo de texto em que se faz um retrato por escrito de um lugar, uma pessoa, um animal ou um objeto. A classe de palavras mais utilizada nessa produção é o adjetivo, pela sua função caracterizadora. Numa abordagem mais abstrata, pode-se até descrever sensações ou sentimentos. De forma geral, podemos dizer que descrever é “tirar uma fotografia” mental e depois tentar verbalizar essa “fotografia”.

Injunção: É um tipo de texto que serve para indicar como realizar uma ação. Utiliza linguagem objetiva, e os verbos são, na sua maioria, empregados no modo imperativo. Esse tipo de texto é comum em comerciais e manuais de ferramentas, por exemplo.

Aula 06

Conto: Reconhecemos o conteúdo como Conto, uma narrativa, porque localizamos personagens, fatos, local e tempo. Esses elementos nos remetem a um contexto tal que podemos refazer mentalmente o cenário da história e construirmos o entendimento ou não do que estamos lendo. Outro aspecto, até curioso, é o fato de podermos contar esta história em qualquer época.

Crônica: Conta fatos do cotidiano, fatos reais: necessita que o tempo, os personagens e o local sejam esclarecidos, porque não traz um contexto pronto. Apresentam outro aspecto, como de analisar, comentar, argumentar, criticar determinadas situações. Assim, um grande propósito do texto da crônica é aproveitar o fato para fazer comentários e até apresentar aspectos divertidos da situação.

Aula 07

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com