TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do discurso e mídia: a (re) produção de identidades (Maria do Rosario Gregolin)

Por:   •  26/12/2019  •  Resenha  •  938 Palavras (4 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]
[pic 2]

INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE

CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS/LITERATURAS

ANÁLISE DO DISCURSO

Professor: Thiago Eugenio Lorêdo Bêtta

ROBERTA FURTADO DE OLIVEIRA

“Análise do discurso e mídia: a (re)produção de identidades”

(Maria do Rosario Gregolin) 

CAMPOS DOS GOYTACAZES – RJ

2018

GREGOLIN, Maria do Rosario. Análise do discurso e mídia: a (re)produção de identidades. Comunicação, mídia e consumo. São Paulo, vol. 4, n. 11, p. 11-25, Nov. 2007.

O artigo a ser resenhado possui o seguinte título: “Análise do discurso e mídia: a (re)produção de identidades” escrito pela Doutora em Linguística Maria do Rosario Gregolin. O trabalho analisa textos da mídia brasileira procurando demonstrar a importância da aproximação da análise do discurso com os estudos da mídia, fazendo o leitor compreender os movimentos discursivos de produção de identidades, como é comentado no resumo.

        A autora traz inicialmente uma imagem do ex-presidente Lula com a rainha Elisabeth publicada na primeira página da Folha de São Paulo no ano de 2006 em que a escritora faz algumas observações sobre “vozes irônicas” presentes na notícia, comparando a imagem com o conto Cindelera. A autora observa que assim como no conto da princesa, que houve um final feliz após a personagem entrar na carruagem, a imagem pode levantar questionamentos sobre o futuro da política após o embarque do ex-presidente na carruagem com a rainha.

Esta primeira crítica foi de grande importância para se compreender os efeitos de sentido que uma imagem publicada no jornal pode trazer, levando o leitor a refletir e compreender não só a função do discurso da mídia na produção de identidades, mas também entender a principal proposta do trabalho, que é trazer a importância da análise do discurso para a compreensão de sentidos produzidos em textos da mídia, ajudando o aluno a interpretar como são usadas as imagens e legendas para fazer com que o leitor pense de uma maneira diferente sobre um determinado assunto.

É trazido no trabalho o conceito de análise do discurso para o leitor compreender melhor todas as opiniões expostas no texto; como a análise do discurso atua nos estudos de análise dos efeitos de sentido que uma manchete, charge, ou qualquer outro elemento discursivo midiático pode trazer e quais são os possíveis malefícios ou benefícios disso para a formação dos indivíduos na sociedade.

        Dentre os autores citados no trabalho, destacam-se os que tiveram grande importância para a Análise no Discurso como Pêcheux, fundamental para a constituição de várias pesquisas em análise do discurso feitas atualmente no Brasil, e outros autores que vão influenciar suas propostas como: Althusser, com releituras de teses marxistas; Foucault, com a noção de formação discursiva; Lacan e sua leitura das teses de Freud sobre o inconsciente; Bakhtin e o fundamento dialógico da linguagem, que leva a AD a tratar da heterogeneidade constitutiva do discurso.

        Partindo do pressuposto de que a mídia é o principal dispositivo discursivo nos dias atuais, nota-se, ao ler o artigo, que o seu discurso modela a identidade histórica construindo a “história ao vivo” através de seus textos verbais e não-verbais. Tais discursos midiáticos tornaram-se tão relevantes para a sociedade que influenciam na construção da própria identidade das pessoas que as acompanha, como aponta Gregolin (2007).

É de grande importância o trabalho trazer a temática do “biopoder” que o discurso das mídias transmite, alienando, de alguma forma as pessoas, estimulando-as a seguir um determinado padrão de vida e terem um determinado corpo que talvez elas não tivessem, se não recebessem as influências essas influências. Exemplo deste fato são as análises das propagandas quatro, cinco e seis expostas no texto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (117.5 Kb)   docx (101.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com