TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Socioconstrucionismo: Discurso e identidade social

Por:   •  20/6/2018  •  Resenha  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 3

MOITA LOPES, Luiz Paulo da (org.) Socioconstrucionismo: discurso e identidade social. In: Discurso de identidades: Discurso como espaço de construção de gênero, sexualidade, raça, idade e profissão na escila e na família. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2003.        

        Fruto de projetos integrados voltados para o estudo da construção das identidades sociais em práticas discursivas, Moita-Lopes abrange uma discussão acerca da visão socioconstrucionista do discurso e das identidades sociais e o porquê de estarem em questionamento atualmente. Seu foco está nas mudanças sociais, culturais, em como estão alterando a perspectiva de mundo trazendo novos costumes, formas de organização social e ideologias. Em um mundo globalizado, é normal vermos tal mudança; com o fácil acesso à tecnologia, o contato com outras sociedades desperta o interesse pelo conhecimento de novas comunidades e costumes. Desenvolve-se, portanto, o questionamento sobre raça, sexualidade, gênero, nacionalidade acerca da nossa real identidade social.

        No primeiro tópico, “Por que identidade hoje?”, o autor discursa sobre as mudanças sociais, destaca-se o papel da mulher, que por muitos anos foi construído como “do lar” enquanto o homem seria mais presente na vida social, responsável por trabalhar e sustentar a família. No mundo do trabalho antes dominado majoritariamente por homens, hoje, é disputado também por mulheres. E, também, como assuntos sobre sexualidade, gênero e raça estão cotidianamente em pauta nas sociedades, como em programas de televisão, a formulação de políticas públicas, criação de leis e etc. Consequentemente, há uma resistência em manter a homogeneidade da sociedade por parte de grupos em defesa de religião, sexualidade heterossexual e afins, que vão contra esses feitos, o preconceito e o medo da quebra da tradição implicam na dificuldade de lidar com as diferenças. O autor destaca também o modo como a globalização afeta a sociedade, a comunicação se tornou mais eficaz, as pessoas podem ter contato com qualquer lugar do mundo em tempo real; e como este acesso a tanta informação conglomera quase todo o planeta.

        No segundo tópico, “Discursos de Identidades”, Moita Lopes explica que indivíduo é definido pelos discursos que o cerca, sua identidade é construída de acordo com o ambiente social em que ele está inserido, quem ele é será determinado por suas práticas discursivas. O discurso é um órgão importante para reflexão e compreensão das relações sociais, é a estrutura das identidades, portanto, a identidade do indivíduo é constante pois ela muda de acordo com o meio em que se é inserido, o contexto ou em um dado momento de lugar.

        No terceiro tópico, “Discurso e Identidades Sociais: Um enfoque socioconstrucionista”, ele destaca que processo socioconstrucionista se dá devido ao interesse em entender os fatos sociais, em como incidiram as interações entre os indivíduos. As identidades sociais não são imutáveis, mas estão em construção, são moldadas pelas pessoas que buscam compreender o mundo em que vivem através de análises discursivas constituídas de uma base sócio-histórica e cultural. Ou seja, esses indivíduos, por meio de seus discursos se constroem e influenciam no posicionamento de seus interlocutores, possibilitando a reversão de práticas discursivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (100.3 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com