TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apresentação Das Características Dos gêneros Textuais

Pesquisas Acadêmicas: Apresentação Das Características Dos gêneros Textuais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 3

Conto: É uma narrativa curta, no qual o espaço e o tempo são reduzidos, como também apresenta poucos personagens.

*Introdução ou apresentação: Constitui o início da historia a ser narrada. Neste momento, o narrador apresenta os fatos iniciais, os personagens e, na maioria das vezes, o tempo e o espaço.

*Complicação ou desenvolvimento: É a parte em que se desenvolve o conflito, é o momento em que algo começa acontecer.

*Clímax: É o momento mais tenso da narrativa, pois tudo pode acontecer, podendo ser aquilo que esperávamos ou não.

*Desfecho ou conclusão: Revela o final da história, a solução para o conflito, sendo que este fim poderá ser triste, alegre, surpreendente, engraçado ou trágico.

Fábula: É um gênero narrativo popular que tem por finalidade discursiva, retratar aspectos inerentes á conduta humana, existem personagens, na qual cada animal era caracterizado de acordo com seu perfil, por exemplo: o leão representa a força, a raposa representa a astúcia... À ocorrência em um tempo e espaço, embora reduzido e finaliza-se com um ensinamento moral, levando o leitor a uma reflexão.

Lendas: São narrativas transmitidas oralmente pelas pessoas com o objetivo de explicar os acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Há uma mistura de fatos reais com imaginários, misturam a história e a fantasia. As lendas vão sendo contadas ao longo do tempo e modificadas através da imaginação do povo. Fazem parte da realidade cultural de todos os povos.

Poesia: A poesia assume muitas formas. Tradicionalmente aborda os temas mais cruciais de nossa vida, relacionamentos, amor, tristeza e êxtase com o sentido da vida. Conta grandes feitos reais e imaginários. Alguns poemas rimam outros não. E é conhecida por transmitir uma mensagem profunda em poucas palavras. Há dois aspectos fundamentais na poesia: o ritmo e a métrica. Geralmente é de fácil memorização.

Historia em Quadrinhos: Apresenta características semelhantes à narração, como personagens, espaço, tempo, sobretudo pelo enredo se caracterizar por uma sequencia de ações. Apenas diferem-se pelo fato de que ao invés do narrador, o diálogo é retratado de forma direta, representado em forma de balões, uma composição gráfica, em consonância com uma linguagem não verbal, na qual as imagens representam um papel de destaque, de modo a promover a interação entre os interlocutores por meio de uma relação de causa e efeito. A finalidade principal é visar o entretenimento, em algumas ocasiões como forma de alertar as pessoas para problemas polêmicos

7º Relatório Parcial- Parte A – Pesquisas/ideias do grupo sobre uma atividade que envolva leitura e escrita.

1ª atividade:

Ano: 1º ano

Material Necessário: lápis, borracha, folha mimeografada.

Objetivo: Os alunos deverão ter um conhecimento prévio da parlenda, e junto a professora analisar quais palavrinhas estão faltando na parlenda, e reescrever as mesmas faltantes.

Tempo Estimado: 1 aula

Avaliação: Observar o desenvolvimento intelectual do aluno e o domínio da escrita.

2ª atividade:

Ano: Pré-escola – Jardim II

Materiais necessários: Folha mimeografada, lápis de cor, giz de cera.

Objetivo:

Estimular o raciocínio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com