TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apresentação de Português: Fala-me de de um dia perfeito

Por:   •  9/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  695 Visualizações

Página 1 de 3

Apresentação de Português: Fala-me de de um dia perfeito

Autora: Jennifer Niven

  • Norte-americana nasceu, na Carolina do Norte a 14 de maio de 1968
  • Espalhou essencialmente pelo mundo o gênero Young Adult em 2015, quando lançou Por Lugares Incríveis, o seu livro mais reconhecido até então, que ganhou diversos prêmios.
  • A autora, além de ser muito talentosa, tem uma preferência por abordar temas difíceis.
  • Jennifer escreve livros para jovens, mas não romantizados. Os temas abordados passam pela depressão, suícidio, e bipolaridade. Todos são retratados a partir dos seus personagens, que são na maioria das vezes adolescentes.

[pic 1]

Introdução

Fala-me de um dia perfeito, é uma obra muito especial por diversas razões, desde logo, pelo carisma e densidade psicológica das personagens principais, pelos temas difíceis que aborda com sensibilidade mas de uma maneira explícita, sendo exemplos destas temáticas:

  • o processo de luto,
  • os comportamentos suicidas na adolescência,
  • a depressão,
  •  a violência doméstica
  • e o rótulo usado ainda hoje associado às perturbações mentais.[pic 2]

As personagens principais 

 Violet Markey e Theodore Finch - são dois adolescentes que vivem no Estado do Indiana, nos Estados Unidos.

Theodore é filho de um pai egocêntrico, violento e ausente. Tem dois irmãos.

É um aluno problemático, excluído socialmente, na escola é vítima de bullying e apontado pelos colegas como – o anormal.

Habituado a rótulos, Theo sofre de modo solitário [ sem encontrar apoio na família, também ela desestruturada devido ao abandono da figura paterna] de uma perturbação bipolar e de uma grave depressão.

Violet é uma jovem popular no liceu. A sua família unida. Atravessa uma fase complicada.  A sua irmã mais velha - Eleanor, de quem era bastante próxima, morreu. Sente-se culpada. Sobreviveu no acidente rodoviário em que a irmã perdeu a vida; e para agravar a culpa - a ideia do passeio tinha sido dela.                                                                                                                                                                                                           Conta os dias que faltam para as aulas acabarem, com o objectivo de fugir de casa, da terra em que vive, sobretudo para fugir do desgosto da irmã ter morrido… [pic 3]

Resumo

Violet e Finch são adolescentes e estão a terminar o ensino secundário, na mesma escola Conhecem-se numa altura em que pensam pôr fim à sua própria vida.

Quando têm de fazer um trabalho de grupo numa disciplina… cada um deles vai salvar o outro pela dimensão do amor – vai aprender o sabor da vida com o outro… o outro que quer morrer.

 Quando menos esperam descobrem que entre eles há muito em comum – uma realidade para partilhar, problemas em que cada um deles pode ajudar o outro.

A possibilidade de viver em felicidade, ainda que de modo efémero torna-se real pela força do amor, nem que seja por apenas um breve instante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (75.2 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com