TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Científico - O Pagador de Promessas

Por:   •  14/6/2017  •  Artigo  •  1.907 Palavras (8 Páginas)  •  703 Visualizações

Página 1 de 8

O PAGADOR DE PROMESSAS: RETRATOS DO SÉCULO XX NA CONTEMPORANEIDADE.

Anelice de Cerqueira Novaes[1]

Ednilton Oliveira de Souza Júnior²

Yngrid Vilas Boas Santos Correia³

RESUMO: O presente artigo tem como tese a obra de Dias Gomes, O Pagador de Promessas cujas temáticas serão analisadas sob o aspecto da diversidade cultural e religiosa brasileira. Verifica-se a influência da escola literária modernismo, do preconceito, sincretismo e intolerância religiosa.  Partindo do pressuposto que as produções cinematográficas e literárias podem ser utilizadas como fontes para estudos sociológicos, pois nelas estão expressas e representadas uma infinidade de aspectos culturais e relações sociais. A proposta da presente comunicação é analisar a representação da cultura popular baiana e da crença dos seus povos na narrativa O pagador de promessas, notando a relação conflitiva entre duas religiões que se cruzam historicamente, a partir de dois personagens principais: Zé-do-Burro e Padre Olavo. Neste artigo, estará presente a representação dos povos baianos, juntos às suas crenças e convicções, e como estas são representadas por Dias Gomes em O Pagador de Promessas.

PALAVRAS-CHAVE: Artigo; diversidade; cultura; religião; crença.

KEY-WORDS: This article has by thesis the work of Dias Gomes, The Payer of Promises whose topics will be analyzed from the aspect of Brazilian cultural and religious diversity. There is the influence of literary modernism school, prejudice, syncretism and religious intolerance. Assuming that the cinematographic and literary productions can be used as sources for sociological studies, because in them are expressed and represented a multitude of cultural aspects and social relations. The present Communication goal is to analyze the representation of Bahian popular culture and belief of it population in the story The Paying of Promises, noting the conflictual relationship between two religions that cross historically from two main characters: Zé-do-Burro and Father Olavo. In this article we will present the representation of Bahian people together to their beliefs and convictions, and how these are represented by Dias Gomes in The Payer of Promises.

ABSTRACT: Article; diversity; culture; religion; belief.

1 INTRODUÇÃO

        O presente artigo busca apresentar a narrativa O Pagador de Promessas como propulsora da escola modernista no Brasil, através da abordagem de temáticas como: preconceito, sincretismo e intolerância religiosa. A obra de Dias Gomes, escrita em 1922, trata sobre temas que ainda são polêmicos na sociedade brasileira, o que deixa clara a visão contemporânea do autor sobre o mundo e os problemas sociais que afetavam/afetam o país.

A trama é singela, porém tocante e bem entretecida. Zé-do-Burro, o personagem principal, caracteriza-se em uma pessoa simples, um homem dotado de virtudes altruístas sobressaindo em relação aos demais personagens, mas não reconhecendo a maldade que o rodeia. Ao tentar apenas concretizar o cumprimento de uma promessa concebida em um terreiro de candomblé, à imagem de Iansã (Santa Bárbara) - levar ao longo de um caminho extenso uma cruz de grandes peso e tamanho-, se vê diante da intolerância da Igreja católica.

O sincretismo está presente em O Pagador de Promessas, não apenas pela identificação entre Iansã e Santa Bárbara, mas também na fala de outros personagens e nas manifestações populares de apoio a Zé. A relação entre as religiões afro-brasileiras e o catolicismo é rica, complexa e determinada historicamente, isso significa a evolução de ambas às religiões e a forma como elas se relacionam e pressupõe o contexto histórico sócio-político.

A obra apresentada traz à tona uma série de conflitos entre o Brasil rural e o urbano, muito evidente na onda de modernização que atravessava o país ao longo da década de 50 e 60. Tais conflitos, na obra, são sintetizados pelo embate entre a crença popular, o sincretismo que formou a tradição religiosa brasileira, o ritualismo rigoroso e a burocratização da igreja, problema que ajuda a refletir sobre como todas as instâncias de poder sejam culturais, políticas ou econômicas, se relacionam.

2 MODERNISMO EM O PAGADOR DE PROMESSAS        

A escola literária Modernismo relata sobre o rompimento do tradicionalismo, a libertação estética, a experimentação constante e, principalmente, a independência cultural do país. Na literatura, a escola rompeu com a então arcaica forma de escrita e enfatizou a descrição do cotidiano em suas obras. Tais características ficam claras na obra O Pagador de Promessas, que retrata com fidelidade o local onde ocorre a trama, a ação e o cotidiano das personagens.

O Pagador de Promessas informa sobre o chamado “sentimento de unidade nacional nordestino” e a realidade brasileira, que é uma das características marcantes do modernismo: nacionalismo crítico e consciência da realidade. Economia na linguagem, liberdade de expressão e valorização da vida cotidiana, são características do modernismo que também estão presentes na literatura de Dias Gomes.  

A literatura abordada mantém a atualidade da força simbólica de suas cenas e é um retrato de riqueza cultural brasileira que, quando mostrada em toda sua plenitude, surpreende o mundo e não encontra dificuldades para conquistar seu lugar entre os clássicos de todos os tempos. Seu autor, Dias Gomes, é o dramaturgo brasileiro mais traduzido e encenado em outros países, o que se deve à sua genialidade em mesclar o retrato da cultura brasileira marginalizada.  

3 CINEMA E TV: LEITURA DE IMAGENS EM O PAGADOR DE PROMESSAS

[pic 1]

        

Figura 1 – filme de 1962, escrito e dirigido por Anselmo Duarte.

A imagem representa as personagens Zé-do-Burro e Minha Tia, interpretados respectivamente, por Leonardo Villar e Maria Conceição, no filme brasileiro que ganhou a Palma de Ouro, em Cannes. Na cena, vê-se o caráter ecumênico presente em O Pagador de Promessas, no momento em que Zé-do-Burro chega à igreja com a cruz nas costas, mas o padre não o permite entrar no local e um grupo de baianas adeptas ao candomblé tenta ajudá-lo.[pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (144.9 Kb)   docx (73.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com