TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Eja

Ensaios: Artigo Eja. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2014  •  1.165 Palavras (5 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 5

B Atividade de avaliação a distância

UA: Gestão da informação e do conhecimento na segurança pública

Curso: SEGURANÇA PÚBLICA

Professor : ENZO DE OLIVEIRA MOREIRA

Nome do aluno:

Código acadêmico:

Data: 03/05/2014

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1) Comente a afirmativa a seguir considerando aspectos como: as características da informação, seu valor para as organizações e seus atributos de qualidade. Utilize exemplos da segurança pública para ilustrar sua resposta, entre 10 a 15 linhas. (2,5 pontos)

“As organizações estão repletas de dados que poderiam se tornar informação valiosa para algum usuário diante de um problema decisório”.

RESPOSTA:

É de conhecimento geral, que a tecnologia hoje se tornou um recurso indispensável para a organização de empresas públicas e privadas, onde para serem bem sucedidas elas precisam ser capazes de gerar conhecimento e processar informações com eficiência. Tais informações, além de ser praticas e verdadeira, precisam ser apresentadas de forma adequada. Sendo assim, as organizações se interessam em sistematizar todo o processo de geração e manipulação das informações para melhorar a qualidade de suas decisões. Porém, muitas vezes essas informações não são usadas, porque não estão disponíveis, não foram geradas ou por não estarem de forma adequada. Entretanto, destacam-se alguns critérios que devem ser observados para proporcionar ganhos às organizações como: (a) Informação como apoio à decisão: Reduz a incerteza na tomada de decisão. (b) Informação como apoio à produção: contribui para que as organizações possam desenvolver melhores produtos e serviços, agregando valor ao negócio. (c) Informação como fator de sinergia: Maior qualidade na ligação e no relacionamento das unidades organizacionais. (d) Informação como fator determinante de comportamento: comportamentos positivos ou negativos, tanto nas pessoas dentro da organização como nos agentes externos que interagem com ela.

2) Leia atentamente o caso a seguir:

Gestão do conhecimento e poder legislativo no Brasil: o tamanho do desafio

No Brasil, o programa Interlegis é responsável por integrar em rede todas as Casas Legislativas do país. O Interlegis faz isso oferecendo computadores, formando para o uso das máquinas e programas, disponibilizando ferramentas para a gestão do processo de tramitação de leis, assessorando as Casas no processo legislativo, fornecendo espaço para a disponibilização de páginas na rede mundial de computadores, entre outras funcionalidades. Atualmente, mais de duas mil das 5.561 Câmaras municipais brasileiras são oficialmente conveniadas ao Interlegis, todas as assembléias Legislativas e ainda o Congresso Nacional.

Com tais números, essa iniciativa do Congresso em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) é, certamente, uma das maiores redes de troca de informações dedicadas ao trabalho legislativo em todo o mundo. Via de consequência, poderia ser também uma das maiores redes mundiais de produção de conhecimento sistemático sobre o processo legislativo. Qualquer um concordará que isso seria muito bom para os cidadãos e para a sociedade brasileira e, quem sabe, para todo o chamado “mundo democrático”.

Residem nessas constatações as evidências quanto aos limites e possibilidades do Programa Interlegis. Definido como “comunidade virtual dos legislativos brasileiros”, o Interlegis visa a modernização e integração do Poder Legislativo nos seus níveis federal, estadual e municipal, e a promoção de maior transparência e interação entre esse Poder e a sociedade. Para isso, utiliza as novas tecnologias de informação (Internet, videoconferência e transmissão de dados). Esse serviço é suportando pela Rede Nacional Interlegis (RNI) que interliga a sede do Programa, em Brasília, com o Senado Federal, a Câmara dos Deputados, o Tribunal de Contas da União e todas as Assembléias Legislativas. Todos os serviços estão reunidos em um poderoso portal que também funciona como distribuidor de notícias pertinentes à atividade parlamentar. Espera-se, com toda essa infra-estrutura, maximizar a comunicação e a troca de experiências entre as Casas Legislativas, os legisladores e o público. A meta é aumentar a participação da população no processo legislativo.

Ivanir Corgozinho é sociólogo, professor, consultor junto a instituições parlamentares para o uso das tecnologias de informação e Coordenador do projeto Fronteira Virtual. URL: http://www.kmol.online.pt/artigos/200308/cor03_1.html. Acesso agosto, 2003

Agora responda às perguntas:

a) A abordagem sociotécnica de sistemas de informação envolve os componentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com