TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Principais Concepções Práticas que Devem ser Consideradas na Gestão da Escola da Educação Infantil

Por:   •  10/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  959 Palavras (4 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 4

PORTFÓLIO 2ª CICLO

Avaliação feita pelo Centro Universitário Claretiano, para verificação parcial do desempenho na disciplina Gestão e Organização do trabalho Pedagógico na Educação Básica.

Professora: Alessandra Correa Forago.

POLO DE BELO HORIZONTE – MG.

2018

Resumo

Este trabalho tem o objeto de avaliar e refletir acerca das principais concepções práticas que devem ser consideradas na gestão da escola da educação infantil, bem como se as escolas de educação infantil de municípios de pequeno porte estão garantindo o direito dos alunos ao acesso, permanência e qualidade no ensino.

 

 

 Palavras-chave: Educação – Infância – Gestão

Sumário

1 - Introdução............................................................................................................................... 04

2 – Desenvolvimento ...................................................................................................................04

3 - Considerações finais................................................................................................................06

         Primeiramente, ressalta-se que a educação tem como papel essencial formar os indivíduos para a compreensão de si, do outro, através do conhecimento do mundo, portanto a educação é aqui considerada como processo de assimilação de conhecimentos sistematizados e tem a escola como lócus do processo educativo formal.

         Em contrapartida, entende-se que a gestão e a organização escolar visam a racionalização dos recursos disponíveis na escola, sejam eles, humanos, materiais, financeiros e intelectuais, sendo um dos seus objetivos garantir as condições para o oferecimento de um ensino de qualidade a todos os membros da comunidade escolar. Para tanto, a gestão democrática deve pressupor ações amplas e contínuas envolvendo múltiplas dimensões que ultrapassam a visão restrita da administração, que privilegia a execução de planejamentos impostos.

         Importante ressaltar que a história da Educação Infantil, teve sua trajetória determinada por mudanças sociais e econômicas, pois o surgimento de instituições de educação infantil esteve relacionado com o surgimento da escola e do pensamento pedagógico moderno. O atendimento às crianças de 0 a 5 anos em instituições especializadas tem origem, portanto, com as mudanças sociais e econômicas, causadas pelas revoluções industriais no mundo todo.

         No que se referem à legislação brasileira, verifica-se que a Constituição Federal de 1988 reconheceu a educação de crianças de zero a seis anos, anteriormente tida como assistencial, como direito do cidadão e dever do Estado e incluiu a creche no capítulo da Educação, ressaltando seu caráter educativo, e não mais estritamente assistencial.

          Em relação ao aspecto de gestão, merece destaque a ênfase na burocratização empregada ao do trabalho do gestor como sendo a sua principal atribuição, uma visão na qual a gestão é responsável pelo controle administrativo, ou seja, centrada na operacionalização de tarefas de cunho administrativo em prol de prover as condições financeiras e materiais para a instituição, deixando a margem os aspectos pedagógicos que envolvem o trabalho do gestor.

         Merece destaque também uma passagem que consta no Projeto Político-Pedagógico, o qual aborda o papel do professor como elemento fundamental para a socialização, ressaltando que este deve se ocupar do “ajustamento” das crianças, além de ser também o elemento fundamental para a socialização das crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (145.1 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com