TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Teorias do Letramento

Por:   •  29/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Teorias do Letramento

Aula-tema 03: O mito do letramento

NOME

Rafael da Silva Rodriguez

RA

6814014381

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

ANO 2014

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Teorias do Letramento

Aula-tema 03: O mito do letramento

Atividade de Autodesenvolvimento

Atividade desenvolvida para a disciplina Teorias do Letramento  à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor.

Anhanguera Educacional

2014

ORIENTAÇÃO:

Prezado aluno,

Para facilitar a elaboração do seu texto argumentativo, sugerimos que você utilize a seguinte estrutura.

Importante: O seu texto deverá seguir a estrutura proposta abaixo, porém, o você não deverá dividi-lo em seções. Lembre-se de que o texto argumentativo apresenta todas as seções descritas abaixo de forma integrada. Portanto, não serão aceitos trabalhos em que o texto esteja divido por partes ou tópicos.

Introdução:

Neste trabalho, abordaremos algumas particularidades a respeito de letramento e de alfabetizaçao. Serão também expostas as diferenças entre esses dois processos – pois são dois processos diferentes, apesar de estarem inteiramente interligados, ou, um contido dentro do outro – bem como seus conceitos.

Desenvolvimento:

O letramento é defendida pela autora não como uma habilidade, mas sim um conjunto de habilidades que estão, direta e indiretamente ligados com a leitura em si.

        O letramento, pela autora é o conjunto de conhecimentos que permite ao indivíduo a identificação dos processos de comunicações, que se dão a partir da escrita.

        Segundo a autora, a pessoa letrada precisa saber que a carta serve para a comunicação de pessoas que estão distantes, que o jornal serve para informar as pessoas sobre o que acontece em sua sociedade, que o letreiro do ônibus serve para indicar o destino para onde o ônibus vai, e assim por diante. A pessoa letrada precisa saber disso, sem necessariamente saber ler.

        A alfabetização e o letramento, estão diretamente ligados em todos os seus sentidos, ou podemos dizer que um está contido no outro. Porém, a alfabetização está diretamente ligado ao processo escolar e ao conhecimento dos códigos ortográficos.

Conclusão:

        Concluimos que, enquanto o letramento parte do conhecimento das funções dos processo de comunicações através da escrita, o processo de alfabetização parte diretamente dos processos escolares e reconhecimento dos códigos ortográficos e morfológicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (127.1 Kb)   docx (165.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com