TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tranças De Bintou

Dissertações: As Tranças De Bintou. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.331 Palavras (6 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 6

1. Introdução

Este trabalho tem por objetivo fazer uma síntese entre a história, “As Tranças de Bintou” e o texto “Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem”.

“As Tranças de Bintou” conta a história de uma criança chamada Bintou, que sonha em ter tranças. É ali que entra a figura da pessoa mais experiente da família a avó.

O texto uma Abordagem Integrada da Aprendizagem, apresenta as experiências científicas integradas com as diferentes áreas do currículo como uma possibilidade de enriquecimento da aprendizagem e melhor desempenho mental das crianças.

Ao integrarmos experiências científicas com outras áreas do currículo, ajudamos as crianças a aumentarem seu desempenho mental. Seja na vida cotidiana como o caso de Bintou ou na vida acadêmica que valoriza mais as experiências científicas.

Assim propõem-se algumas atividades práticas a partir da história de Bintou. Dentro das seguintes áreas do conhecimento: Natureza e Sociedade, Artes e Música, Alfabetização e Matemática.

2. Síntese Reflexiva

As experiências científicas integradas com as diferentes áreas do conhecimento possibilitam o enriquecimento da aprendizagem, utilizando as reflexões e experiências científicas como um apoio à prática educativa.

Como atividades de matemática oferecem vias de quantificação, a música fortalece a compreensão por várias formas de sensações, a literatura produz emoções que ficam registradas, atividades artísticas estimulam a criatividade, às dramatizações permitem a aplicação de ideias por meio da imaginação, às experiências com alimentos usam os sentidos.

O Principal objetivo das abordagens integradas é promover conexões entre conceitos, visando o conhecimento global, possibilitando o aprofundamento e compreensão da relação teoria/prática. Assim o professor tem que se tornar interdisciplinar, buscando se apropriar das relações que se estabelece com outras ciências. Alcançando as necessidades curriculares e outros setores da vida em sociedade.

“As Tranças de Bintou” mostra uma possibilidade de abordar o tema de forma positiva e construtiva, favorecendo o conhecimento de culturas de povos da África. O destaque é para as tranças de Bintou, num percurso de vida das pessoas que habitam a região, na visão da menina que queria ter tranças.

Essa história permite abordar componentes da identidade das crianças desde as diferentes fases da vida: infância, juventude, fase adulta, velhice e as características de cada uma, as possibilidades e limites das mesmas, além de comparações entre culturas e povos.

São as ilustrações da história que nos levam para a África mostrando sua beleza, tradições e cultura. Podemos encontrar na história aspectos locais como alimentação, vocabulário, os nomes próprios, o papel da mulher, o respeito às gerações anteriores, reconhecimento da coragem como virtude, questões do dia a dia do povo e costumes como, o ritual de batismo.

Essa história aborda componentes da identidade das crianças desde as diferentes fases da vida: infância, juventude, fase adulta, velhice e as características de cada uma, as possibilidades e limites das mesmas, além de comparações entre culturas e povos. Permite que façamos atividades reflexivas relacionando nossa realidade à história, como, o fato de que naquele local as meninas não podem usar tranças enquanto ainda são crianças, já aqui no Brasil, cada vez mais cedo as crianças são influenciadas por tendências de moda. Podemos falar sobre os costumes, o respeito para com os mais velhos, pode-se trabalhar com os nomes, valorizar as raízes africanas, trabalhar as diferenças culturais, utilização de pinturas/cores, meio ambiente, animais, juntamente com leitura, escrita e oralidade.

Devemos contextualizar a História de Bintou nas diferentes áreas, mantendo o olhar atento às necessidades e aptidões individuais de cada aluno, considerando que cada ser aprende de formas e ritmos diferenciados, principalmente em turmas que tenham alunos com necessidades especiais, o que requer amor, talento e esforço para a compreensão das necessidades específicas de cada um, buscando atender ao perfil de cada necessidade.

Podemos abordar a história de Bintou com organização, objetividade e clareza, buscando despertar a curiosidade e interesse, convidando os alunos à pesquisa e conversando sobre os diferentes temas que a história nos permite abordar. Relacionando-a com outros textos possibilitando a criação de diálogos e avaliando o conhecimento prévio do aluno sobre o tema.

Assim podemos promover uma escola pautada na formação de um sujeito ativo e atuante, lutando pelos seus direitos e ideias, buscando sempre uma formação melhor dentro da sociedade.

Analisando a historia “As Tranças de Bintou” e o texto “Uma abordagem integrada da aprendizagem” descrevo abaixo atividades práticas relacionadas com a história literária para cada eixo das disciplinas.

Para a área de Sociedade e natureza: promover um desfile com a turma, tendo como objetivos, trabalhar a diversidade, debater sobre as diferenças e possibilitar o reconhecimento e valorização da identidade. Solicitar previamente que as crianças tragam roupas que elas utilizem no dia a dia, pentes, escovas para cabelo, enfeites, etc. Organizar a turma para assistir ao vídeo “As Tranças de Bintou”. Promover um debate sobre as diferenças de cada um, ao final organizá-los para o desfile com diferentes vestimentas, penteados, etc. Avaliar observando a participação, interesse e execução das atividades.

Para a área de Artes: Confecção de um tambor com latas de leite em pó, tendo como objetivo o desenvolvimento da potencialidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com