TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tranças De Bintou

Pesquisas Acadêmicas: As Tranças De Bintou. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.368 Palavras (6 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1Introdução.....................................................................................................

2Síntese Reflexiva...................................................................................

3Desenvolvimento atividades..................................................................

4Considerações finais..............................................................................

5 Referências..................................................................................................

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo uma síntese entre o livro literário. ‘’ As tranças de Bintou. Uma abordagem integrada da aprendizagem ‘’. O livro conta a historia de criança chamada Bintou que sonhava ter tranças. Ela não consegue o que quer, pois isso é uma tradição de sua tribo, na África as crianças só podem usar birotes só ao atingirem a juventude que podem usar as tranças nos cabelos.

Apresenta também as experiências cientificas integrada com as diferentes áreas do currículo como uma possibilidade de enriquecimento da aprendizagem e melhor desempenho mental das crianças.

O principal objetivo das abordagens integradas é promover conexões entre conceitos visando o conhecimento global e o rompimento de barreiras entre as disciplinas.

O tema Bintou nos ensina a trabalhar de forma positiva e construtiva favorecendo cultura de povos africanos e também componentes da identidade da criança desde diferentes fases da vida e por ultimo propõe atividades para cada área do conhecimento ‘’ natureza e sociedade – arte e musica – alfabetização e matemática.

SÍNTESE REFLEXIVA

Este trabalho tem o objetivo, de fazer uma síntese entre As tranças de Bintou e a Abordagem integrada da apresentação.

As tranças de Bintou conta a história de uma menina chamada Bintou que sonhava em ter tranças bonitas e belas. Ela sempre questiona porque usava birotes e não tranças, ela queria ser linda como sua irmã e todas as mulheres da aldeia Um dia sua vó chegou ate a aldeia para o batizado de seu irmão, Bintou aproveitou para perguntar sua vó porque usava birotes e não tranças como todas as mulheres da comunidade que tinha cabelos ornamentados com pedras e turbantes ou conchinha com penteados criativos, sua vó muita sábia lhe explicou que as crianças africanas só usavam tranças quando atingirem a juventude.

A partir desse momento Bintou fica mais conformada, então sua vó passa óleo perfumado em seus cabelos e faz birotes e enfeita-os com fitas coloridas. A menina então se realiza, pois se sente orgulhosa por usar birotes coloridos como os pássaros.

Essa história nos ensina a valorizar a diversidade cultural dos afrodescendentes e seus valores e mostra que é um povo rico em conhecimento e valores, sua origem seus costumes podem ser valorizados e cultivados sem preconceitos.

Na atualidade a concepção de educação infantil vem sofrendo mudanças bastante significativas, mudamos de uma concepção da criança tradicional que era tratada como um adulto em miniatura para uma criança como um ser social e histórico que tem identidade própria, necessidade, formação e que se desenvolve para se tornar um cidadão cumpridor de seus direitos e deveres para uma sociedade mais justa.

De acordo com o texto à medida que enriquecemos as variedades de conexões em relações entre diferentes estilos de aprendizagem, associação e aplicação de informações as crianças formam-se vias neurológicas mais satisfeitas em seus cérebros aumentando a retenção de conceitos .Essa integração se propõe que o conhecimento seja exposto de forma mais prazerosa , para que estabeleça uma aprendizagem interativa, ampliando assim sua visão de mundo. Seja na vida cotidiana como no caso de Bintou ou na vida acadêmica que valoriza mais as experiências científicas.

Podemos dizer a que as mensagens significativas são veículos centrais nas transmissões de ideologias. A aprendizagem também obtida através de vários fatores como emocional e neurológico os relacionamentos é o ambiente em que se está inserido, e o professor é o essencial neste processo de aprendizagem.

Ensinar de forma contextualizada e global com atenção e respeito à diversidade dos alunos requer atividades didáticas que incentivem trabalhos coletivos onde sejam valorizadas as trocas e o mesmo tempo considerado as especialidades de cada um dos envolvidos.

Assim propõem-se algumas atividades a partir das tranças de Bintou. Dentre das seguintes áreas dos conhecimentos, natureza e sociedade, artes e musica alfabetização e matemática.

As tranças de Bintou aborda o tema de forma positiva e construtiva, favorecendo o conhecimento de cultura dos povos da África, também nos permite abordar componentes da identidade da criança desde diferentes fazes da vida: juventude fase adulta, velhice, e as características de cada um e limites das mesmas além de comparações entre cultura e povos. E um bom momento para trabalhar com os nomes da criança e os significados do mesmo.

Nós como educadores não podemos esquecer que nos dia de hoje em sala de aula o ensino não deve ser fragmentado o processo é um todo só assim teremos alunos mais motivados.

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS

Atividade para alfabetização a partir da história “As tranças de Bintou”

Tema: envelope de desejos

Objetivos: Respeito ao próximo

Respeitar as diferenças culturais

Aguçar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com