TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tranças De Bintou

Ensaios: As Tranças De Bintou. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2013  •  6.333 Palavras (26 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 26

Este trabalho tem por finalidade desenvolver uma relação interdisciplinar com as crianças a partir história As Tranças de Bintou pretendem realizar um projeto para trabalhar a alguns conceitos que proporcionaram com que as crianças desenvolvam características como: a autonomia, a concentração, a imaginação, respeito pelos colegas de classe, a construção da identidade, trabalhando e utilizando recursos com o uso da linguagem oral e escrita, de forma prazerosa com os alunos, dando oportunidade de construir, criar, imaginar e fantasiar através da história de Bintou, desenvolvendo diversas atividades e utilizando vários materiais.

As mais diversas experiências científicas quando em integração com as praticas educativas que nos levam a um aprofundamento em nossos conhecimento que através disto enriquecem com o passar dos tempos à medida que nós exercitamos a nossa aprendizagem diária trabalhando o desempenho mental, utilizando-as como uma ligação entre as diferentes áreas curriculares, utilizando as reflexões e experiências científicas O Principal objetivo das abordagens integradas é promover conexões entre conceitos, visando o conhecimento global e o rompimento de barreiras entre as disciplinas. Possibilita o aprofundamento e compreensão da relação teoria/prática e contribuem para uma formação crítica e responsável, estimula a criatividade e promove uma integração dos saberes. É Preciso que o professor torne-se interdisciplinar, buscando se apropriar das relações que se estabelece com outras ciências. Esta abordagem parte da necessidade de se relacionar as questões curriculares a um contexto mais amplo, que alcance outros setores da vida em sociedade.

Atividade mutua corriqueira como os exercícios de matemática a educação artística com a pintura e a musica sempre fortalece a compreensão científica de várias formas ora produzindo-nos sensações, ora as emoções que ficam registradas, atividades artísticas estimulam a criatividade, permitindo assim o desenvolvimento cognitivo por meio das estimulações cerebrais, dramatizações permitem o aproveitamento de ideias científicas por meio da imaginação, às experiências com alimentos, usam os sentidos para fortalecer lembranças de conceitos, saídas de campo validam as informações cientificas permitindo interações (HARLAN e RIVIKIN, 2000 apud ANDRADE, BATTINI e ZÔMPERO, 2009, p.12 e 13).

um dos principais objetivos das abordagens integradas é promover o conhecimento global e o rompimento de barreiras entre as disciplinas. Possibilitando através disto o aprofundamento e o fácil relacionamento teoria/prática o qual por sua vez vem contribuir para uma formação de caráter crítico e responsável, estimula a criatividade e promove uma integração dos saberes. É Preciso que na atual conjunção do ensino o docente se torne mestre e execute com propriedade as relações interdisciplinares, buscando se aprimorar de técnicas individuais para assim estabelecer relações de ciências com outras ciências. Este momento parte da necessidade de se relacionar as questões curriculares diárias e o por fim um contexto mais amplo, que alcance outros setores da vida em sociedade.

No texto “As Tranças de Bintou” apresenta características interessantes, abordando distintos temas, principalmente a questão cultural de forma lúdica e reflexiva. A História fala sobre angústias a curiosidade o medo e outras fantasias de crianças que surgem no processo de crescimento e da pluralidade cultural africana. Em nenhum momento é dito no texto o local onde passa a história, porém, há de se entender que se passa em um local onde está confinada uma classe menos favorecida talvez em uma aldeia ou ate mesmo em um quilombola o porquê não se imaginar que esta historia e o nosso contexto de vida diário em uma sociedade sofrida de poucos recursos e com muita vontade de se expressar para o mundo. Mas em outro momento o texto deixa transparecer que esta linda história narrada se passa em uma aldeia africana

São as ilustrações que a história nos traz em si que nos leva a esta descoberta de que e sim no continente africano que se passa este momento traduzindo a beleza, as tradições e encantamentos desta cultura. O colorido do ambiente é um aspecto da diversidade africana e os detalhes dos desenhos confirmam e acrescentam ao conteúdo escrito. "Podemos imaginar tudo isto ou parte disto pelos aspectos locais como alimentação, o vocabulário, os nomes próprios, o papel da mulher, o respeito às gerações anteriores, reconhecimento da coragem como virtude, questões do dia a dia do povo e costumes como,”, por exemplo, o ritual de batismo deixa abertamente descrito que se trata de um povo com costumes e ritos que se seguem vida a fora.

Para contextualizar a História de Bintou em diferentes áreas, buscando a ampliação dos potenciais, alimentando se com as necessidades e habilidades individuais, considerando que cada ser é único e aprende do seu jeito em cadências diferenciado principalmente em turmas que apresentam alunos com necessidades especiais; o que requer além do amor e o talento, um esforço em especial para a compreensão das necessidades específicas de cada um, buscando atender ao perfil de cada um.

Abordar a história com organização, tendo em principio objetividade e clareza, buscar sempre despertar a curiosidade e o interesse, convidando-os à pesquisa e debates propor conversas sobre os temas; verificando os conhecimentos prévios, relacionando a história com outros textos possibilitando a criação de diálogos, além do uso de diferentes recursos. Por meio de vivencias concretas facilitando o processo de descoberta e preparando-os

Para vivencias futuras.

Para SOUZA (2010) “a escola que queremos promover é aquela pautada na formação de um sujeito ativo e atuante, lutando pelos seus ideais e buscando uma formação da sociedade [...]”.

Considerando as reflexões acerca da história “As Tranças de Bintou” e do texto científico “Uma abordagem integrada da aprendizagem” descrevo abaixo atividades práticas relacionadas com a história literária para cada eixo das disciplinas.

Para a área de Sociedade e natureza: promover uma festa temática com a turma, tendo como objetivos, trabalhar a diversidade, e as diferenças e possibilitar a valorização da identidade. Solicitar previamente que as crianças tragam roupas e objetos que elas utilizem no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.1 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com