TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tranças De Bintou

Casos: As Tranças De Bintou. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2013  •  2.444 Palavras (10 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 10

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 5º SEMESTRE

IVETE LUZIA BORDION BALDZ

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – GESTÃO

Luis Eduardo Magalhães

2013

IVETE LUZIA BORDION BALDZ

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – GESTÃO

Trabalho apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório I – Gestão- 5º semestre.

Orientador: Profª. Melina Klaus

Tutor eletrônico: Maristela Hernandes Faune

Tutor de sala: Cléia Rute da Rocha dos Passos

Luis Eduardo Magalhães

2013

OBSERVAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

A Berçário e Maternidade Pequeno Bebê é um órgão particular de ensino, situado no endereço Rua Castro Alves n° 892, quadra 51, lote 18, Bairro Centro – Luis Eduardo Magalhães/BA. Funciona nos períodos das manhãs e tardes, oferecendo o ensino da Educação Infantil nas modalidades de Berçario I, Maternal I, Material II e Pré I com capacidade para um total de 110 alunos porém, nesse ano letivo, estão matriculados 80.

2. ESTRUTURA FÍSICA E MATERIAL DA INSTITUIÇÃO

Ambientes Físicos:

A instituição tem seis salas, uma secretaria, um pátio, duas cozinhas, três sanitários, dois trocadores, uma salinha de sono.

Materiais:

Nas salas tem seis mesas, trinta e seis cadeiras, seis ventiladores, três ar condicionado, quarenta CD´s e DVD´s de histórias e músicas, onze estantes, duas mesas para bebês, dois quadros negros, duas televisões, e um bebedouro. Na secretária tem dois computadores, três sons, uma impressora, dois aparelhos de DVD´s, um arquiuvo, um armário, um guarda volumes, um som grande com duas caixas. Na cozinha tem um fogão, uma pia, um freezer, uma geladeira, um balcão, um micro-ondas, um filtro de água. Os Brinquedos são: seis balanços, uma casinha com móveis, uma pula pula de 1.70 m², um pula pula de 2.50 m², 01 casinha de bolinhas, cinco motocas, duas bolas.

A escola também possue oito coleções para auxiliar os professores em seus planejamentos, 30 livros de pano, 26 de plástico para bombo, 15 livros musicais, 36 livros de capa dura e 84 livros de história.

3. PROFISSIONAIS

Na direção da escola tem a Srª Roseli R. Garcia, que é também a proprietária da instituição, com quatro anos de atuação na diretoria.

Suas atribuições na diretoria é dirigir a escola, cumprindo e fazendo cumprir as leis, os regulamentos, o calendário escolar, as determinações e disposições do regimento, de modo a garantir a consecução dos objetivos do processo educacional; representar o estabelecimento; presidir reuniões; coordenar, juntamente com o coordenador pedagogico, a elaborar junto com os docentes a proposta pedagogica da escola e dos planos escolar e de curso, bem como controlar sua execução; promover iniciativa que visem ao aperfeicoamento profissional de toda a equipe.

A instituição tem um pedagogo, ela orienta, supervisiona, coordena e interve em todo o processo pedagogico da escola. Além disso a pedagoga desenvolve outras atividades na instituição, como: substituir o diretor ou o auxiliar de direção em suas ausências; acompanhar, avaliar e controlar o desenvolvimento da programação curricular; elaborar relatórios de suas atividades e participar da elaboração do relatório da escola; prestar assistência técnica aos professores, visando assegurar a eficiência do desempenho dos mesmos para a melhoria do padrão de ensino; propor e coordenar as atividades de aperfeiçoamento e de atualização de professores; elaborar, coordenar e executar a programação de sua área de atuação; controlar e avaliar o pocesso educativo; assistir o diretor em sua área de atribuições; recomendar e propor a utilização de materiais didáticos; coordenar a elaboração de projetos pedagogicos.

Na escola possue uma secretaria, com formação em administração e com três anos na instituição.

A função dos funcionários administrativos são: organizar o arquivo, redigir e fazer expedir todas as correspondências da escola; escriturar livros, fichas e demais documentos escolares; assinar juntamente com o diretor fichas, atas, certificados e outros documentos; expedição, registro e controle de expedientes.

Nos serviços gerais trabalha três funcionárias. Elas são responsaveis pela limpeza, segurança e ordem nas dependências da escola, e também são responsáveis pela merenda de acordo cardápio semanal;

No corpo docente tem seis professores, quatro com formação ou cursando pedagogia ou letras, dois com magistério.

Tem ainda quatro auxiliares de classe que auxiliam o professor nas atividades em sala de aula, são responsáveis pela higienização e asseio corporal das crianças, as acompanham e as observam nas dependências da escola, a maioria com um ano e meio na função, uma psicologa que dá apoio psicologico ao corpo discente, docente e demais funcionários, e uma enfermeira.

A instituição não possui Conselho Escolar, nem Grêmio Estudantil, nem Associação de Pais.

ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com