TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspecto do processo de aprendizagem

Projeto de pesquisa: Aspecto do processo de aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.878 Palavras (8 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Esse planejamento ancora-se no CBC da Língua estrangeira, mas não se esgota nele, afinal a aprendizagem é um processo dinâmico em que o educando participa ativamente do processo, questionando, fazendo uso do conhecimento prévio, desenvolvendo estratégias de aprendizagem, se posicionando criticamente e construindo conhecimentos e ampliando o conhecimento de novas culturas.

O aspecto do processo ensino aprendizagem abordado aqui, baseia-se na abordagem comunicativa, em situações reais de comunicação nas modalidades oral e escrita.

No mundo a língua mais utilizada para comunicação entre povos de culturas diferentes é o inglês, através do domínio da língua é possível o intercâmbio de informações e amplia as possibilidades dos alunos agirem discursivamente no mundo e de compreenderem outras manifestações culturais próprias de outros povos.

OBJETIVO GERAL

Desenvolver as habilidades necessárias para que os alunos possam lidar com situações práticas do uso da língua inglesa com competência comunicativa tanto na modalidade escrita quanto na oral.

META

Esgotar as atividades previstas bem como, reforço com vistas a desenvolver o máximo possível das competências desejadas, atingindo 100% dos alunos.

LIVRO DIDÁTICO ADOTADO

English for teens / Denise Santos, Amadeu Marques. 1° edição. São Paulo. Ática, 2009.

Língua Estrangeira Moderna - Inglês do Ensino Fundamental do 60 Ano

Eixo temático I: Recepção e Produção de Textos Orais e Escritos de Gêneros Textuais variados em Língua Estrangeira

Objeto de ensino:

Gêneros escritos e orais no processo de desenvolvimento da competência do aluno para ler, escrever, compreender e falar em inglês.

O ensino do conhecimento léxico-sistêmico (vocabulário e gramática) é contextualizado tendo em vista as práticas sociais de uso do inglês para ler, escrever, compreender e falar em inglês.

Considera-se o processo de aprender inglês como recursivo, por meio do ensino em espiral dos vários tópicos e habilidades relacionados aos cinco temas do CBC. Todo bimestre letivo contempla os cinco temas, que devem ser em torno de um assunto específico, como por exemplo, meio ambiente, saúde, justiça social, dentre vários outros.

Tema 1: Compreensão escrita (leitura)

CONTEÚDO / RECURSOS

TÓPICOS / HABILIDADES

DETALHAMENTO DAS HABILIDADES

ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS

AVALIAÇÃO

Diálogos,

Reportagens,

Fábulas,

Bilhetes,

Tirinhas.

1. Compreensão das condições de produção do texto escrito de gêneros textuais diferentes.

1.1. Identificar (fazendo uso de skimming) o tema geral do texto e estabelecer alguns aspectos de suas condições de produção (o gênero a que pertence, função sócio-comunicativa, finalidade, suporte, autor, data e local de publicação).

Os alunos devem trabalhar em duplas, promovendo o construir solidário de conhecimento.

Utilização das seguintes fases no processo de compreensão escrita:

1- pré leitura;

2- compreensão geral e de pontos principais e

3- Pós leitura.

4

Avaliar significa identificar o que o aluno sabe, o que ele não sabe e os diferentes fatores que contribuem para os resultados observados, portanto a avaliação será por participação nas atividades propostas, correção das tarefas e, também, em avaliações formais.

1.2. Estabelecer relações entre gênero (finalidade do texto, público-alvo, etc.) e os recursos lingüísticos e não-lingüísticos (saliências gráficas) utilizados pelo autor.

3

1.3. Integrar informação verbal e não-verbal na compreensão global do texto escrito de vários gêneros.

3

2. Localização de informação específica no texto escrito de gêneros textuais diferentes.

2.1. Localizar informação específica (scanning), de acordo com os objetivos de leitura dos vários gêneros textuais.

3

2.2. Identificar as partes principais do texto, o assunto geral de cada parágrafo e as articulações de sentido entre eles.

2

2.3. Identificar e/ou localizar as características básicas de cada gênero textual, tendo em vista a compreensão global do texto.

3

2.4. Identificar e/ou localizar características lexicais e sintáticas de alguns dos tipos textuais (injunções, descrições, narrações), tendo em vista a compreensão global do texto.

3

2.5. Identificar e/ou localizar características lexicais e sintáticas de algumas das articulações textuais (enumeração, sequência), tendo em vista a compreensão global do texto.

3

There + be

This/that/these/those

3. Coerência e coesão no processamento do texto escrito de gêneros diferentes.

3.1. Estabelecer relações entre termos, expressões e idéias que tenham o mesmo referente, de modo a construir os elos coesivos (lexicais e gramaticais) em gêneros textuais diferentes.

Ênfase nos aspectos lexicais e gramaticais com uso de textos autênticos representativo de gêneros textuais relevantes ao contexto dos alunos.

3

Textos narrativos;

4. Coerência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com