TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INDISCIPLINA E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.

Exames: A INDISCIPLINA E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2013  •  4.071 Palavras (17 Páginas)  •  1.064 Visualizações

Página 1 de 17

A INDISCIPLINA E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.

Autor (a): Lívia Natalina Sanches

Orientador:

RESUMO

O presente trabalho de pesquisa relata o problema sobre a Indisciplina no Processo Ensino Aprendizagem investigando os muitos motivos que levam o aluno cometer atos indisciplinados na sala de aula apresentando a realidade que o professor precisa lidar com o “aluno problema”. Por isso, o objetivo deste trabalho não constitui em dizer o que é comportamento correto ou errado, nem ditar como se deve agir e não agir, mas sim mostrar que sobre determinado tema há uma subjetividade e complexidade considerável, seja pelos profissionais da área (docentes de modalidade de ensino diferentes) ou por pesquisadores e estudiosos do assunto, ou ainda pelas próprias questões futuras que nos são imprevisíveis. Enfim, trazer à discussão da indisciplina no cotidiano escolar visando à construção de novas formas de lidar com o problema, podendo assim melhorar o desempenho e o aprendizado.

Palavras - chave: 1. Indisciplina. 2. Aluno. 3. Interação. 4.História.

ABSTRACT

This research paper reports the problem about Indiscipline in Learning Teaching Process investigating the many reasons why students commit unruly acts in the classroom showing the reality that the teacher needs to deal with the "student problem". Therefore, the objective of this work is not to say what is right or wrong behavior or dictate how they should act and don't act, but rather show that about a particular topic for a considerable complexity and subjectivity, either by professionals (teachers of different education mode) or for researchers and scholars of the subject, or even by their own future issues we are unpredictable. Anyway, bring to the discussion of indiscipline in the daily school aiming at the construction of new ways to deal with the problem, thus improving performance and learning.

Keywords: 1. Indiscipline. 3. Student. 4. Interaction

Introdução

A presente pesquisa tem como principais objetivos analisar aspectos da Indisciplina e suas implicações no processo de aprendizagem no Ensino Fundamental na Educação Básica, e também o papel da família com interventora na solução da tal problema.

De acordo com Estágio realizado com alunos do Ensino Fundamental - Escola da Rede Pública de Ensino percebe-se como o tema sobre Indisciplina é necessário no processo de aprendizagem do aluno, pois verifica-se que isso tem prejudicado a escola, professores e principalmente os alunos.

Pesquisa bibliográfica foi a metodologia adotada para construção desse artigo, também foi embasada nas pesquisas de Aquino (1996/1998), Santo (2007), Gentile (2002), Casamayor (2002), La Taille (2001), Tiba (1996), Parolin (2009), Amorim (1989), Rego (1993), Vygotsky (1987/1948) Goes (1999), Weil (2000), Allain (1948) dando uma abordagem descritiva à situação problema encontradas no ambiente educacional. As observações aconteceram durante o estágio curricular supervisionado.

A indisciplina associa-se às relações privadas, principalmente no que se refere às relações familiares. Pensar que as relações do mundo privado podem ser simplesmente transferidas para o mundo público, onde valores e relações familiares podem ser válidos para a instituição escolar, e, ainda revela-se como uma irreflexão ao considerar valores distintos como obediência e consentimento como equivalentes. Assim devemos analisar os principais objetivos que levam os alunos a cometerem atos de indisciplina em sala de aula, e também investigar o papel do educador na formação de seus educandos verificando possíveis soluções para que o educador saiba como lidar com a questão.

... é pouco esclarecedor reconhecer que, ao se referia à disciplina ou indisciplina tocamos não em conjunto fixo de modalidades de comportamento, mas em um série de atitudes que em diferentes contextos linguísticos e sociais podem representar ou requerer diferentes comportamentos... (AQUINO, 1996, pag.133)

Na atualidade, é comum vivenciar a falta de disciplina nas escolas e as mesmas não prevêem em seus planejamentos soluções para tal problema, então professores acabam resolvendo o problema por meio de suas próprias atitudes, que nem sempre sãos as mais efetivas. Numa visão geral há vários fatores que contribuem para a indisciplina. Um deles é o fato de que muitos professores não estão dispostos a mudar o planejamento da escola para atender a necessidade do “aluno problema”. Assim, essa indiferença do professor em relação a esse aluno dificulta a aprendizagem deste educando, o que acaba acarretando um sentimento de descaso, que por sua vez, contribui para o comportamento indisciplinado.

Pode-se dizer que há uma relação entre fracasso escolar e indisciplina, pois o fracasso escolar, geralmente, acontece devido à criança estudar e não conseguir obter satisfação em sua vida escolar. Dessa forma, a escola deve analisar as razões pelas quais o fracasso escolar acontece para o “aluno problema”.

O aluno-problema é tomado em geral, como àquele que padece de certos supostos “distúrbios psico/pedagógicos”, distúrbios estes que podem ser de aprendizagem ou de natureza comportamental, que se enquadra num conjunto de ações que chamamos usualmente de indisciplinados (AQUINO, 1998, p.22).

Por outro lado, nota-se em vários estudos no campo da psicologia da educação (WEIL, 2000; TIBA, 1996), a criança aprende muito imitando, observando atitudes, valores e comportamentos. Por isso, se os filhos imitam os pais, podem mostrar em seu comportamento na escola, o que vivencia em casa. Geralmente, a agressão ou a falta de atenção dos pais, afeta o comportamento do educando. Isso pode influenciar também na sua aprendizagem e prejudicar seu convívio social. Dessa forma, para compreender a questão da indisciplina, deve-se primeiramente procurar saber como e por que a relação do aluno com os pais e com a escola pode está influenciando sua indisciplina, e qual é o papel do educador na formação da criança no que concerne a indisciplina.

Entender o indivíduo como parte de um sistema com elementos que interagem entre si, influenciando cada parte e sendo por ela influenciado, traz uma compreensão acerca do desenvolvimento humano, contribuindo para a reflexão sobre contextos familiares e escolares, que tanto podem ser elementos de continência, inclusão e segurança, como fontes de conflitos, com ênfase nas perdas que se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com