TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O valor do planejamento no processo de aprendizagem

Projeto de pesquisa: O valor do planejamento no processo de aprendizagem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.371 Palavras (6 Páginas)  •  689 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

As idéias que envolvem o planejamento são amplamente discutidas nos dias atuais, mas um dos complicadores para o exercício da prática de planejar parece ser a compreensão dos conceitos e o uso adequado do mesmo. Assim sendo, o objetivo deste texto é procurar explicitar o que é planejamento e qual a sua importância no processo de ensino.

2 PLANEJAMENTO

O planejamento não é um conceito entendido por todos ou mesmo usado em suas tarefas diárias. A maioria das pessoas nunca parou para se planejar ou planejar algo a ser executado. Resultado disso, é que estão sempre repetindo as mesmas ações, e em conseqüência, os mesmos erros.

Planejamento é processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando ao melhor funcionamento de empresas, instituições, setores de trabalho, organizações grupais e outras atividades humanas. O ato de planejar é sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios (materiais) e recursos (humanos) disponíveis, visando à concretização de objetivos, em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das avaliações (PADILHA, 2001, p. 30).

Planejar é uma ferramenta necessária que requer uma gama de atividades, conhecimentos e competências que devem ser o alvo de toda atividade, muito antes de ser executada, no momento em que a pensamos e estabelecemos o que se quer alcançar. São, portanto, ações coordenadas, modelos, técnicas, instrumentos, recursos didáticos para cada objetivo a ser alcançado ou, para cada momento, atividade e público que se quer atingir. Assim, entendemos que planejamento é necessariamente uma tarefa de grande importância para se utilizar com o objetivo de alcançar o fim previsto. É o facilitador.

Planejar pode ser um processo mental que supõe análise, reflexão e previsão, incluindo no processo a coerência, a unidade, a continuidade, a seqüência, a flexibilidade, a objetividade e a funcionalidade. Para a didática, planejar é prever os acontecimentos a serem trabalhados, organizando atividade de experiência de ensino - aprendizagem considerada mais adequada para a consecução dos objetivos determinados, de acordo com a realidade, necessidade e interesse dos participantes. É uma escolha dentre possíveis alternativas.

Planejar, em sentido amplo, é um processo que "visa a dar respostas a um problema, estabelecendo fins e meios que apontem para sua superação, de modo a atingir objetivos antes previstos, pensando e prevendo necessariamente o futuro", mas considerando as condições do presente, as experiências do passado, os aspectos contextuais e os pressupostos filosófico, cultural, econômico e político de quem planeja e com quem se planeja. (idem, 2001, p. 63). Planejar é uma atividade que está dentro da educação, visto que esta tem como características básicas: evitar a improvisação, prever o futuro, estabelecer caminhos que possam nortear mais apropriadamente a execução da ação educativa, prever o acompanhamento e a avaliação da própria ação. Planejar e avaliar andam de mãos dadas.

Existem três tipos de planejamentos indispensáveis quando se pensa o ensino e a aprendizagem:

Planejamento de curso: É a previsão dos conhecimentos que se quer alcançar durante certo período ou em determinado tempo. O que estabelece o êxito da atividade é o conhecimento pormenorizado da demanda a ser trabalhada, o objetivo geral e a clareza da avaliação no final do processo.

Planejamento de unidade didática: É o desenrolar dos conteúdos gerais, em blocos, que possam facilitar a compreensão e aprofundamento daquilo que se quer ensinar. São as subunidades que se entrelaçam entre si dando a idéia do todo.

Planejamento de aula: É o recurso que o coordenador tem ao prever os objetivos imediatos ou específicos, os itens e os subitens do assunto, os procedimentos, os recursos didáticos e a avaliação. O sucesso do que se quer ensinar e aprender depende da coerência que se dá a cada etapa do ensino.

3 A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO

Segundo o autor Libâneo,

Planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos da sua organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino.

Portanto o plano de ensino, o plano de aula e o de escola constituem modalidades do planejamento, que vem a ser um modelo de articulação do professor e do núcleo gestor de acordo com o contexto social. A ação de planejar visa refletir objetivos, conteúdos, métodos e etc.

Algumas funções destacam-se bem no que tange o ato de planejar, tais como: O processo de participação democrática;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com