TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Autodesenvolvimento linguistica textual

Por:   •  11/5/2015  •  Dissertação  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade de Autodesenvolvimento

Elabore uma análise em que você explique a função de cada um dos recursos na articulação nas partes do texto. Lembre-se que sua análise não deve apenas localizar a ocorrência dos recursos no texto, mas, principalmente, esclarecer como a paráfrase, o paralelismo e a repetição propriamente dita contribuem para o desenvolvimento das ideias do autor e a conexão entre os segmentos textuais.

• Análise do recurso coesivo paráfrase.

No recurso coesivo paráfrase, algumas palavras são mudadas, porém a idéia do texto é confirmada pelo novo texto,ou seja, a alusão ocorre para atualizar ou reafirmar os sentidos do texto citado. No texto base para análise “Opinião: O maior erro de Paul Ryan” do autor David Brooks a paráfrase é utilizada com a intenção de retomar o ponto de vista anterior do autor. As principais expressões que denotam a paráfrase são precedidas por significa que e em outras palavras, exemplificadas nos trechos abaixo:

“Em outras palavras, Ryan se dispôs a sacrificar o bom em nome do ótimo.”

“Em outras palavras, Ryan abriu mão de um avanço significativo na dívida, em nome de uma fantasia política.”

“...Se Ryan condicionasse a redução da dívida à reforma do Medicare, significava que não haveria redução da dívida.”

Nesse recurso, fazemos uso de expressões para retomar algo que já foi dito anteriormente no texto, onde não haja mudança de sentido, preservando o conteúdo importante do texto , apenas reescrevendo com palavras diferentes sem perder seu foco no que foi já dito.

• Análise do recurso coesivo paralelismo.

O paralelismo é evidenciado por estruturas de valor sintático idêntico, ou seja, trata-se de um recurso coesivo onde está relacionado visivelmente ligação entre elementos do texto, por isso as ideias se organizam com coesão textual.

No artigo de opinião estudado o autor usa desse recurso em alguns momentos como:

“...Primeiro, apostou que os republicanos derrotariam Obama. Segundo,apostou que os republicanos venceriam com maiorias tão avassaladoras no Congresso que poderiam aprovar medidas que os democratas odeiam. Congresso que poderiam aprovar medidas que os democratas odeiam. Terceiro, apostou que um grupo de políticos republicanos cortaria unilateralmente um dos programas mais bem-vistos do país e que poderia manter esses cortes ao longo das eleições subsequentes, em face da oposição democrata acirrada e altamente popular.”

O paralelismo citado se dá por intermédio de recursos numéricos para enumerar fatos ou argumentos. Nesse artigo o autor usou dos dois recursos que o paralelismo oferece, deixando assim, o texto como um princípio a simetria para dar clareza à organização do mesmo.

• Análise do recurso coesivo repetição propriamente dita.

A repetição propriamente dita é considerada um recurso coesivo cujo qual deve-se observar afim de que seu uso não empobreça ou prejudique o texto.

No texto escrito por David Brooks pode-se notar o uso repetido de algumas expressões. A palavra fantasia é utilizada no mesmo parágrafo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com