TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Extensão a Comunidade

Por:   •  5/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 2

Os saberes do trabalho docente disputam lugar nos currículos

Educadores devem SER ATUALIZADOS, pois é preciso ser um aprendiz o tempo todo quando se está na função de lecionador, a fim de formar cidadãos críticos e formadores de opiniões.

Como qualquer profissão, a formação de professores tem uma trajetória construída  como preparação profissional, o desenvolvimento de competências necessárias para atuar, mas a formação tem de ser permanente.

Com isso , “O Art. 6 da Lei de Diretrizes e Bases afirma que na construção do projeto pedagógico dos cursos de formação docente, serão consideradas as competências referentes ao comprometimento com os valores inspiradores da sociedade democrática, à compreensão do papel social da escola, ao domínio de conteúdos a serem socializados em diferentes contextos, ao domínio do conhecimento pedagógico, ao aperfeiçoamento da prática docente e ao próprio desenvolvimento profissional. É claro que este conjunto de competências não esgota tudo o que uma instituição de formação possa oferecer aos seus alunos. As mesmas devem ser contextualizadas e complementadas pelas competências específicas de cada etapa ou modalidade de ensino e que esta definição de conhecimentos adquiridos deva ir além da formação específica. Portanto, entendo competência como processo. É fazer relação: conhecimento teórico-prático, o fazer articulado com a reflexão e compreender as ações envolvidas com o seu trabalho, sabendo avaliar a sua aprendizagem, não esquecendo que a avaliação é uma análise da aprendizagem. E compreender as “ações” com o conteúdo para um currículo que deve ser o papel central na construção e no desenvolvimento de competências.”

Podemos agora reconhecer que o ensino é uma atividade de interação com os estudantes que tem seus próprios saberes e desta forma o docente deve ser dotado de competências que identificam o que o aluno já sabe e o que precisa saber, dessa forma pode se concluir que os saberes docentes tem total importância na formação dos professores.

Referências Bibliográficas

Educação e Sociedade, Campinas, v. 22, n. 74, p.27-42, abr. 2001 disponível em < http://graduacao.s3.amazonaws.com/bases/pec/aula3/autodesenvolvimento/Artigo%20NUNES.pdf>

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (41.2 Kb)   docx (344.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com