TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO SAÚDE COMUNIDADE ATIVIDADE FÍSICA LAR ESPERANÇA

Por:   •  28/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.571 Palavras (11 Páginas)  •  1.275 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

PORTFÓLIO PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO SAÚDE COMUNIDADE

ATIVIDADE FÍSICA LAR ESPERANÇA

Nome:

PAULO JOSÉ CARRION ROCHA

Turma:

TARDE

Professor:

IGOR MIRANDA

PORTO ALEGRE

2018/2


[pic 2]

SUMÁRIO[pic 3]

1 INTRODUÇÃO        3

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        4

3 MAPEAMENTO / OBSERVAÇÃO        6

4 PONTOS CHAVES         8

5 PLANEJAMENTO         9

6 HIPÓTESES        10

7 APLICAÇÃO DA ATIVIDADE        11

8 PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS        12

9 CONCLUSÃO        13

REFERÊNCIAS        14

ANEXO.......................................................................................................................15


  1. INTRODUÇÃO

        Este portfólio tem como objetivo apresentar o projeto de intervenção social na comunidade Mario Quintana. Ao longo do semestre planejou-se em aula como seriam feitas as atividades com as crianças do Lar esperança. Localizado na comunidade há muitos anos, o Lar Esperança e uma referência na cidade ao atendimento a crianças em situação de vulnerabilidade.

Com apoio da Uniritter, foi possível a turma do turno da tarde trabalhar de forma interdisciplinar na realização das tarefas para a intervenção. Juntou-se em um mesmo grupos alunos de diversos cursos das ciências da saúde e com o propósito de aprendizado tanto no campo prático como no campo cientifico.

Inspirado do Método do arco de Maguerez, a intervenção foi realizada no dia 9 de novembro de 2018. Ao longo deste trabalho serão contemplados tópicos teóricos sobre a teoria interdisciplinar, educação em saúde e atividade física em crianças e também como foi o planejamento e execução das atividades no lar esperança.

         


  1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Interdisciplinaridade:

Segundo GARCIA 2016, a interdisciplinaridade é ao mesmo tempo uma questão de saber e poder, que implica uma consciência dos limites e das potencialidades de cada campo de saber para que possa haver uma abertura em direção em um fazer coletivo. Neste processo de construção da integralidade e a interdisciplinaridade se quer superar a separação extrema entre as disciplinas, ou seja, a separação entre as disciplinas do mesmo domínio e a separação da reflexão filosófica; superar a “hiperespecialização” e trabalhar o conhecimento através de interdependências e de conexões reciprocas.

Educação em saúde:

Definiu-se educação em saúde como um “método no trabalho sanitário, com a intenção não de prestar serviços aos indivíduos, mas de ajudá-los a remover certos hábitos do seu comportamento e adotar por si uma atitude sadia para com a vida”. (PIMMONT, 1977)

O objetivo a educação em saúde pretende:  considerar as diferentes percepções, lembrar que o planejamento é por si só um método educativo e pensar em termos de organização da comunidade. Considerando-se que a saúde é um patrimônio da comunidade, a educação em saúde deverá embasar-se também no conhecimento de valores e crenças para um eficaz trabalho de educação comunitária. A saúde como valor é alvo a ser conquistado por indivíduos, grupos ou comunidades. (PIMMONT, 1977)

Na opinião de Griffiths (1957), a educação em saúde abrange três etapas:  criar ou mudar percepções, utilizar forças motivadoras e tomar uma decisão para agir. Essas três etapas, segundo o autor, são inter-relacionadas e fazem parte de um processo total de mudança. Na educação em saúde, podemos considerar vários métodos de trabalho individual, como educação do público e organização da comunidade.

Atividade Física:

O objetivo principal da prescrição de atividade física na criança e no adolescente é criar o hábito e o interesse pela atividade física, e não somente treinar visando desempenho. Dessa forma, deve-se priorizar a inclusão da atividade física no cotidiano e valorizar a educação física escolar que estimule a prática de atividade física para toda a vida, de forma agradável e prazerosa, integrando as crianças e não discriminando os menos aptos. A competição desportiva pode trazer benefícios do ponto de vista educacional e de socialização, uma vez que proporciona experiências de atividade em equipe, colocando a criança frente a situações de vitória e derrota.

Arco de Maguerez:

        Em 2004, com o retorno de funcionamento do curso de Magistério do Instituto Estadual de Educação de Londrina – IEEL, algumas professoras do Departamento de Educação passaram a utilizar a estratégia de trabalho aos moldes de uma Iniciação Científica, por meio da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez. Esse trabalho proporcionou aos alunos uma experiência com as seguintes características: 1. Partir da observação da realidade de uma sala de aula, durante alguns dias/horas, para a identificação de problemas pedagógicos e a escolha de um deles para o desenvolvimento da investigação. 2. Refletir sobre os possíveis fatores e determinantes maiores do problema eleito e definição dos pontos-chave do estudo. 3. Investigação de cada um dos pontos-chave, buscando informações onde quer que elas se encontrem e analisando-as para se responder ao problema, compondo assim a teorização; 4. Elaboração de hipóteses de solução para o problema. 5. Aplicação de uma ou mais das hipóteses de solução, como um retorno do estudo à realidade investigada. (COLOMBO; BERBEL, 2007)

  1. MAPEAMENTO / OBSERVAÇÃO

        A etapa de observação e pesquisa antes da aplicação é essencial, pois é nesta etapa que se estabelece a pesquisa informal e relativamente livre, no qual o pesquisador procura obter, tanto quanto possível, entendimento dos fatores que exercem influência na situação, que constitui o objeto da atividade a ser realizada, portanto, uma etapa cujo objetivo é o de descobrir o que as variáveis significativas parecem ser na situação e que tipos de instrumentos podem ser usados para obter as medidas de maior relevância com o objetivo da atividade que será aplicada, para que a criança ao realizar a tarefa proposta não somente realize um exercício mas seja estimulado a pensar, concentrar-se, entre outro. (GIL,2002) 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (422.2 Kb)   docx (516.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com