TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de literatura brasileira

Por:   •  11/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  836 Palavras (4 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Polo: Juazeiro-Ba |   Letras   |   Literatura Brasileira

Atividade Prática Supervisionada
Tutora Presencial: Kesia Araújo da Silva
Juazeiro – Bahia – 14/10/2015

Participantes:
Thiago Lopes da Costa Silva – 422848
Danyelle Batista de Oliveira – 432950
Alessandra Pereira da Silva – 422843
Sandra Alves dos Santos Lima – 1299151858

Etapa I

 Analisando os poemas “Os Sapos” e Profissão de fé, escritos por Manuel Bandeira e Olavo Bilac respectivamente, torna-se evidente a presenta do Parnasianismo em suas obras.

Os textos escritos por essas figuras, em espacial Olavo Bilac, que faz parte dos principais representantes do Parnasianismo no Brasil, trazem em suas obras a preocupação com a estética, o vocabulário culto envolto numa linguagem rebuscada, bem como a valorização da métrica.

 A busca pela perfeição em seus poemas ao qual Olavo Bilac buscava, é notada nos mínimos detalhes, do cuidado com as frases, ao polimento dos versos, demonstram a preocupação com a estética e não com a profundidade do texto, padrão esse, pertencente a essa escola literária.

Etapa II

 A segunda geração modernista também chamada de geração 30, se consolidou em um período de tensões ideológicas em período de guerras.

 A geração de 1930, veio consolidar as inovações propostas pela primeira fase modernista. Porém o contexto histórico, tão discutidos anteriormente, exigia que se implantasse uma literatura um pouco mais voltada para a realidade social brasileira, razão pela qual a fase e também conhecida como neorrealista.

 O mundo era ditado, por uma atmosfera de pessimismo quanto aos rumos da humanidade, mas também pela necessidade de compreensão, de maior envolvimento social.

 Essas demandas também notarão o olhar de toda uma safra de escritores a um cenário novo em nossa literatura. O nordeste suas agruras e suas sofridas personagens. A literatura quase sempre privilegia o romance quando quer retratar a realidade, analisando ou denunciando-a.

 O Brasil e o mundo viveram profundas crises nas décadas de 1930 e 1940, nesse momento o romance brasileiro se destaca, pois se coloca a serviço da análise crítica da realidade. Na prosa, foi evidente o interesse por temas nacionais, uma linguagem mais brasileira, com um enfoque mais direto dos fatos, marcados pelo o realismo naturalismo do século XIX.

 A poesia da 2º fase modernista percorreu um caminho do amadurecimento no aspecto formal.

 O verso livre foi o melhor recurso para exprimir sensibilidade do novo tempo, se caracteriza como uma poesia de questionamento da existência humana, do sentimento de estar no mundo inquietação social, religiosa, filosófica e amorosa.

Etapa III

 – O processo de tentativa de construção de uma identidade nacional, a partir do movimento literário modernista.

Analisando Prefácio Interessantíssimo de Mário de Andrade. Em Sua obra, Mário de Andrade realiza uma crítica em relação à Semana de Arte Moderna e alguns questionamento levantados pela mesma, como por exemplo a tentativa de refletir sobre a realidade, os questionamentos acerca do conceito de beleza entre outras coisas. Já o texto de Oswaldo de Andrade, intitulado de Manifesto Antropófago, que veio carregado de tema político, traz aos leitores a proposta de absorver, a cultura europeia e transformar em uma arte totalmente abrasileirada.

Oswaldo de Andrade entre outras coisas, propunha em seu manifesto a união do povo e cultura brasileira através da antropologia e reforçava o uso de uma língua literária de origem brasileira.

Principais características das correntes modernistas.

Corrente Modernista Grupo da Anta: Surgiu logo após a Semana de Arte Moderna de 1922, e teve como características os textos Ufanistas e a idealização do país, bem como o patriotismo.

Da mesma forma o Movimento Verde-Amarelo abordava as mesmas questões, demonstrando uma reação ao privitimismo do Movimento Pau-Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (335.3 Kb)   docx (53.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com