TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografia de Júlio Dinis

Por:   •  10/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  2.097 Visualizações

BIBLIOGRAFIA

Joaquim Guilherme Coelho, mais conhecido pelo seu pseudónimo Júlio Dinis, que nasceu no Porto a 14 de Novembro de 1839 e morreu na mesma cidade a 12 de Setembro de 1871, foi um médico e escritor famoso, filho de José Joaquim Gomes Coelho e de Ana Constança Potter Pereira Gomes Coelho.

Completou o curso de Medicina na escola Médico-Cirúrgica do Porto, em 1861. Nessa altura sofria já de tuberculose pelo que se transfere temporariamente para Ovar, com esperança de encontrar cura nesse ambiente provinciano mais salutar, estando yambém pelas mesmas razões várias vezesna ilha da Madeira e outras localidades portuguesas.

Escreveu várias obras literárias das quais se destacam “ As Pupilas do Senhor Reitor” (1869), “Uma Família Inglesa” (1868) e “Os Fidalgos da Casa Mourisca” (1871), já publicado no ano da sua morte, que aconteceu quando o autor tinha 32 anos, devido á tuberculose que já vitimara a sua mãe e oito irmãos.

É considerado um escritor de transição entre o romantismo e o realismo e uma grande parte das personagens que o autor usava nas suas obras baseavam-se em pessoas com que conviveu ou contactou na realidade. Foi um dos maiores escritores de Portugal , reconhecido por todo o mundo. Escreveu várias obras interessantes, muitas delas atuais nos nossos dias e nos ajudam a compreender como era vivida a vida antigamente e como era a sociedade daquele tempo.

Morreu bastante jovem, devido a uma doença que vitimou bastantes membros da sua família, juntamente a mãe e os seus irmãos .

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com