TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brincar

Monografias: Brincar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  938 Palavras (4 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 4

O presente relatório de estágio parte da compreensão de que as crianças obtenham os conhecimentos produzidos pela humanidade, ampliem as possibilidades para operá-los, transformá-los e redirecioná-los tendo como meta dosar os avanços da civilização a serviço da humanização da sociedade. Diante disso o projeto pedagógico brota da construção coletiva da educação escolar. Ele é a tradução maior da organização pedagógico que a escola faz de suas finalidades a partir das necessidades que lhes estão educados diante de recursos humanos e materiais. O projeto político pedagógico ganha coerência e estabilidade à medida que apresenta a realidade na qual se insere, destacando como são organizadas as práticas para trabalhar com sujeitos atenderão, pois seu enfoque e o eixo principal da organização das práticas pedagógicas que serão adotadas pelo educador no ensino da Educação Infantil, as instituições se aparelham de forma incisiva como a necessidade social que está culturalmente descrita.

No úmbrio do currículo, há a significação de como se dará a organização do trabalho pedagógico como explicitação do fazer da escola e do professor, mostrando que sucedem ações ordenadas e amparadas por uma filosofia educacional. É nesse sentido que o professor desempenha papel fundamental, visto que ele organizará o dia a dia das vivências que as crianças terão acesso na Educação Infantil, bem como os procedimentos que as levarão a atingir maiores níveis de desenvolvimento.

Este estágio acontece na Escola Maria Dallafiora – Santa Úrsula em uma turma de crianças que tem 3 e 4 anos de idade (Pré I). O estágio da educação infantil esta relacionado às ações que envolvem a docência como o objetivo de observar e analisar o processo de ensino como crianças desta faixa etária. É importante conhecer as especificidades do trabalhado pedagógico na educação infantil observar, planejar ações a serem desenvolvidas com as crianças e é importante também refletir sobre a prática pedagógica observada podendo assim problematizações constituindo-se em instrumento de iniciação à pesquisa e ao ensino.

A realização do estágio representa uma investigação da realidade. Vasconcellos (200, p. 169) revela que o PPP “pode ser entendido com a sistematização nunca definitivo, de um processo de planejamento participativo, que se aperfeiçoa e se concretiza no caminho, que define claramente o tipo de ação educativo que se quer realizar”

Segundo Coutinho (2002) "é o procedimento metodológico mais apropriado para desenvolver uma investigação na convivência com crianças, pois para conhecê-los é preciso observá-los e estando junto a elas é impossível não participar".

O estágio é uma importante fase da vida acadêmica dos alunos universitários servindo em muitos casos como o dia a dia das escolas. Aos alunos que já estão empregados, o estágio tem auxiliado a conhecer novas fases da escola, ou realidade diferentes das funções exercidas pelo aluno, pois o mesmo deve se posicionar com um olhar crítico sobre o objetivo a ser estudado.

O estagio é o momento da verdade onde estará ocorrendo uma avaliação critica sobre a instituição de ensino e área escolhida para atuar como profissional. Destaca-se que o estagiário será responsável em demonstrar o nível de conhecimentos adquirido os quais deverão ser detalhados no relatório final. O estágio na Educação Infantil I visa ter conhecimento ensina e aprendizagem para crianças de 0 a 5 anos.

(Paulo Freire) “O profissional em formação posso por estágios de aprendizagem durante sua vida como a educação é um meio de duração, denominação ou liberação”.

O estágio é uma exigência da Lei de Diretrizes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com