TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brinquedoteca

Trabalho Escolar: Brinquedoteca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2013  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  1.020 Visualizações

Página 1 de 4

(Considerações finais)

Custódio e Veronese (2007) fazem um resgate histórico do trabalho infantil no Brasil e

as consequências drásticas para a infância, apontando que ao não poder brincar a criança

assimila desde novas regras do trabalho, podendo ter má-formação no seu desenvolvimento,

(aspecto histórico)

além de não poder fazer aquilo que lhe é assegurado: brincar. A história relata que a Brinquedoteca surge com várias denominações como: Toy-Library (biblioteca de brinquedo), na Inglaterra;Ludothéque, na França; Lekoteks na Suécia; no Brasil Brinquedoteca ou Ludoteca, sob influências portuguesas que se instalaram em diversos pontos do mundo.

Mas, a primeira intenção de Brinquedoteca surgiu em 1934, em Los Angeles, Estados Unidos da América (E.U.A.) num momento de crise econômica. Com o objetivo de solucionar problemas causados por frequêntes roubos em sua loja de brinquedos, o proprietário relatou ao diretor da instituição de ensino municipal sobre os desvios de comportamentos dos alunos daquela instituição no seu estabelecimento comercial. Foi então que o diretor da escola, partindo de um problema constatou que os acontecimentos desta natureza (roubos) eram decorrentes devido à escassez de brinquedos às crianças que lá estudavam. Desta forma, o diretor da instituição criou a primeira intenção de Brinquedoteca, dispondo aos alunos, neste espaço, brinquedos variados onde as mesmas poderiam explorá-los in loco.

“A brinquedoteca pode existir até sem brinquedos, desde que outros estímulos às atividades lúdicas sejam proporcionados. (CUNHA 2001)”.

Formas de organizaçao

quanto à organização, as Brinquedotecas são estruturadas com diferentes espaços ou "cantos", que vem sofrendo variadas transformações desde o seu surgimento, sob intensa metamorfose evolutiva, adequada de acordo com o ambiente inserido.

De acordo com Vaz (2009, p. 2) existem duas formas de organizar o espaço para permitir o acesso das crianças aos brinquedos: através de empréstimos, para brincar em casa, ou então, a oferta de instalações para brincadeiras in loco.

Segue agora, descrições dos possíveis "cantos" que compõe a Brinquedoteca, com base nas idéias de Vaz (2009 p. 2) e Ramalho (2000, p. 84):

4. Canto do Teatro ou do Fantoche: criação e construção de histórias e fantoches, com painéis e palcos para encenações.

5. Canto da Oficina: para construção e restauração de brinquedos, entre outros.

6. Mesa Coletiva: espaço utilizado para jogos coletivos;

7. Canto do Mural de Recados: para comunicações ao usuário, com notícias, avisos, normas, entre outros.

8. Canto do Playground: local composto de brinquedos de parquinho infantil seja de fibra, plástico resistente ou metal.

9. Cantos dos tapetes e colchões: espaço com tapetes grandes ao chão para brincadeiras, rolamentos, movimentos acrobáticos, entre outros.

10. Canto do Cinema: local com televisão e DVD, com almofadas, tapetes e sofás para as crianças apreciarem filmes diversos, e atender as diversas faixas etárias.

11. Canto da Pintura e Desenhos: disponibilizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com